Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

CNH suspensa: veja como estudar para a prova de reciclagem do Detran!


Por Pauline Machado Publicado 26/03/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A ênfase dos conteúdos é levar os participantes à reflexão sobre a responsabilidade de cada um.

Condutor com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa precisa, necessariamente, passar pelo curso de reciclagem do Detran e ser aprovado na avaliação final.

Por se tratar de condutores que cumprem penalidades por infrações de trânsito, a ênfase dos conteúdos é levar os participantes à reflexão sobre a responsabilidade de cada um: seus comportamentos e atitudes no trânsito, se vão de encontro ou ao encontro ao desenvolvimento de valores de respeito ao outro, ao ambiente e à vida, de solidariedade e de controle das emoções, o que resulta em um trânsito mais seguro ou violento para todos.

Ao final do curso, os candidatos são submetidos a uma prova composta por pelo menos 30 questões sobre os conteúdos ministrados durante as aulas.

A aprovação exige 70% de acerto das questões, sendo reprovados aqueles que não alcançarem o percentual mínimo. Os reprovados pela primeira vez poderão realizar nova avaliação após cinco dias. E, se reprovados pela segunda vez, deverão se matricular em novo curso, frequentando-o integralmente. Se ainda assim não conseguirem alcançar a pontuação mínima, estes deverão procurar atendimento individualizado e rever sua metodologia de estudo a fim de garantir a aprovação.

Pensando nisso, conversamos com o especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional, Celso Mariano, para nos falar sobre a importância do Curso de Reciclagem no sentido de promover um trânsito mais seguro para todos.

Ele também nos deu algumas orientações sobre como estudar para a prova de reciclagem do Detran.

Acompanhe!

Portal do Trânsito – Qual é a importância do Curso de Reciclagem para que cada vez mais tenhamos condutores responsáveis e, consequentemente, um trânsito mais seguro?

Celso Mariano – A legislação brasileira inclui no processo de suspensão temporária da habilitação, a realização de um curso teórico, como medida educativa complementar.

É um risco aproximar tanto uma coisa boa, o estudo, de uma coisa ruim, o castigo, mas dá para entender a intenção do legislador. Se o condutor cometeu tantas infrações a ponto de ter a CNH suspensa, é porque precisa rever seus conhecimentos ou aprender o que já deveria saber, mas não sabe.

A experiência tem, sim, potencial de gerar aquela tomada de consciência e mudança de comportamento, a depender da didática e metodologia utilizada. No curso EAD da Tecnodata, onde sou professor, é comum ouvirmos dos alunos depoimentos do tipo “nunca tinha parado para pensar nisso”, “agora vejo o quanto conhecia pouco de trânsito”, “fiquei tempo demais sem estudar nada sobre esse tema”, “ tenho dirigido sem realmente perceber o que é trânsito “, etc. Isso revela o quanto falhamos, como sociedade, no preparo de nossos condutores e, ao mesmo tempo, o quanto a educação pode contribuir para melhorar essa situação.

Portal do Trânsito – Por quais motivos a forma dinâmica e participativa na apresentação do conteúdo se torna importante para aqueles que farão o Curso de Reciclagem do Detran?

Celso Mariano – Embora nenhum cidadão possa apresentar como justificativa o desconhecimento das regras, esse é um dos pontos centrais de um bom curso de  reciclagem: a maioria das pessoas não lembra mais do que aprendeu, ou não aprendeu tudo o que deveria ter aprendido, ou ainda, está tão distante da última vez que estudou o assunto, que ficou completamente desatualizada.

Então, estudar o tema enquanto cumpre a suspensão é mais do que oportuno, é necessário.

E o segundo e mais importante ponto: é fundamental para que o processo seja eficaz, utilizar metodologia e didáticas adequadas, que levem em conta o perfil e o momento deste “estudante compulsório”. Um bom curso de reciclagem de condutores infratores tem a abordagem correta para aproveitar ao máximo este momento em que esse condutor, por força das circunstâncias, vai dar atenção aos assuntos que o levaram a estar ali, cumprindo uma penalidade por conheceram pouco ou por não compreendem os riscos do trânsito e as responsabilidades de um condutor.

Portal do Trânsito – Quais são os temas mais comuns aplicados nas provas de reciclagem do Detran?

Celso Mariano – Os assuntos são típicos das disciplinas de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. Com algum respeito a essa ementa, os DETRANs utilizam seus bancos de questões para submeter esses alunos a provas de múltipla escolha. No geral, as perguntas são pertinentes, mas é relativamente comum assuntos pouco importantes para a segurança do trânsito e perguntas mal elaboradas. São inconsistências ou pegadinhas que revelam uma certa falta de qualidade nas provas.

Um estudante bem preparado será capaz de dar conta de boas e más perguntas. E ainda sair deste processo com baixa probabilidade de cair novamente em suspensão da sua CNH.

Portal do Trânsito – Como deve ser a rotina de estudo para ser aprovado na prova de reciclagem do Detran?

Celso Mariano – Aqui não tem mágica: é preciso estudar de verdade, pois não há outra solução para obter a aprovação.

Portal do Trânsito – Por favor, nos dê em torno de cinco dicas para que os candidatos possam se preparar da melhor forma possível a fim de conseguirem a aprovação já na primeira avaliação.

1) Aproveite para estudar: conhecimento não ocupa espaço e é uma riqueza que nunca se perde;

2) Não cultive revolta pelo castigo de estar sem dirigir: viver em sociedade tem alguns custos. Guarde sua energia para estudar;

3) Cultive o interesse pelo assunto: os assuntos de trânsito podem não lhe chamar muito a atenção, mas, pense: não há vida social sem trânsito. É um tema de grande urgência e relevância social. Faça uma análise séria do que você realmente sabe sobre trânsito;

4) Dedique tempo aos assuntos de trânsito e mobilidade, além do curso. Leia alguns artigos do Portal. Provavelmente você vai encontrar diversos aspectos do trânsito que desconhece ou de cujos detalhes não lembra mais;

5) Faça simulados. Estudar por questões tem o triplo benefício de te colocar em contato com os temas, te fazer pensar sobre eles e de criar uma rotina para acostumar o cérebro a responder questões de múltipla escolha. Esse treinamento vai ajudar muito na hora da prova.

Portal do Trânsito – Quais são as suas considerações finais para quem fará o Curso de Reciclagem do Detran?

Celso Mariano – Uma das maiores distorções neste processo é a apresentação fraudada do condutor. Muitas pessoas assumem pontos que não são seus em seus prontuários, o que leva para o castigo, que é ficar sem dirigir por um tempo, e ao curso de reciclagem, outra pessoa, que não o real infrator. No momento do curso, quem deveria estar estudando, de fato, não está. Fica por conta deste familiar ou amigo – quem geralmente se coloca nesta situação – gostar tanto do curso para que reste algo a ser repassado para aquele que realmente deveria ter feito o curso. No Curso de Reciclagem de CNH da Tecnodata Educacional, tomamos isso como um estímulo a mais para caprichar na metodologia e na qualidade das aulas.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Regina Agda Gonçalves Batista
    17/11/2023 às 11:03

    Meu esposo está com a CNH suspensa por aceitar ponto dos outros na sua carteira

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *