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CNT faz uma análise sobre acidentes rodoviários 

CNT faz uma análise sobre acidentes rodoviários
Rodovias brasileiras
acidentes em trechos rodoviários com sinalização péssima têm grau de severidade duas vezes maior do que os ocorridos em locais onde a sinalização é considerada ótima. Foto: Agência CNT/Divulgação.

A nova edição do boletim Economia em Foco, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada semana passada, analisa questões relacionadas aos acidentes rodoviários no Brasil, indicando a necessidade de melhorar a fiscalização, o policiamento e o investimento na infraestrutura de transporte.

O material mostra, por exemplo, que acidentes em trechos rodoviários com sinalização péssima têm grau de severidade duas vezes maior do que os ocorridos em locais onde a sinalização é considerada ótima.

Também revela que, entre 2009 e 2019, a quantidade de multas aplicadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) cresceu 93,1%, ao passo que, no mesmo período, os acidentes com vítimas caíram 8,4%.

A análise aponta que o custo econômico dos acidentes rodoviários verificado entre 2009 e 2019 (R$ 156,06 bilhões) é próximo ao volume dos investimentos públicos em infraestrutura e na manutenção das atividades da PRF (R$ 172,06 bilhões) no mesmo período.

Confira a íntegra do novo Economia em Foco

Outro dado trazido pelo boletim diz respeito ao custo econômico dos acidentes rodoviários. De 2009 a 2019, foram gastos R$ 156,06 bilhões com acidentes.

O documento também destaca a importância do trabalho de fiscalização realizado PRF nas rodovias brasileiras.

Como apresentado no estudo Acidentes Rodoviários e a Infraestrutura, de 2018, além da própria infraestrutura, existem outros elementos que contribuem para a ocorrência de acidentes rodoviários.

“O fator institucional/social é um deles e, possivelmente, um dos mais negligenciados nas análises disponíveis sobre acidentes viários. Essa omissão vincula-se à prática de atribuir culpa majoritariamente ao condutor pelas ocorrências sem, entretanto, considerar o papel das instituições de garantirem a segurança e o bem-estar social”, diz o relatório.

Conclusão

O estudo conclui que existe a necessidade de se dedicar um maior volume de recursos tanto para as ações de fiscalização, policiamento e educação de trânsito quanto para aquelas vinculadas à melhoria da infraestrutura rodoviária brasileira. Apenas com a adoção de um plano de ações bem orientado e que combine estratégias de controle e investimento, será possível, no curto prazo, dotar as rodovias brasileiras das condições adequadas de segurança.

Com informações da Agência CNT

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