Um acordo firmado em 1968 na convenção de Viena possibilitou aos brasileiros conduzir veículos em mais de cem países. No entanto, para ter este direito, o condutor precisa solicitar ao Departamento Estadual de Trânsito uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Segundo Clarice Ferreira, subcoordenadora da Central de Atendimento Generalista do DETRAN–BA, “esta permissão só será emitida para condutores que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e do modelo com foto. Também vale lembrar que se a CNH for de outro estado, é necessário primeiro transferir para a Bahia antes de solicitar a PID”.
A PID terá a mesma validade, informações e foto da CNH do condutor e as informações serão impressas em sete idiomas: português, espanhol, francês, inglês, russo, alemão e árabe. A relação completa dos países participantes da convenção de Viena que aceitam a PID está disponível no site: www.detran.ba.gov.br.
Para realizar o serviço, que custa R$ 72, é necessário se dirigir à Central de Atendimento, localizado na sede do órgão, na Avenida Antônio Carlos Magalhães ou nas Ciretrans. Mais informações podem ser obtidas no call center do órgão pelo telefone: (71) 3535-0888.
Fonte: Detran – BA
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
CNH vencida em 2022: quanto tempo tenho para renovar?
De acordo com o CTB, é permitido dirigir por até 30 dias com a CNH vencida. Veja estados em que esse prazo foi prorrogado. Aos poucos o calendário de renovação…
Dirigir sem cursos especializados obrigatórios passará a ser infração de trânsito
A partir do momento que a medida entrar em vigor, dirigir o veículo sem possuir os cursos especializados ou específicos obrigatórios será infração gravíssima. O Projeto de Lei de Conversão da…