Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Saiba como é e quanto custa blindar um veículo


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/06/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Da Redação do Portal do Trânsito

Ter um carro blindado é o sonho de muitos que vivem aterrorizados com a violência das grandes cidades, outros precisam ter esse reforço por “obrigação”. O motorista que quiser, ou precisar, blindar o carro para se proteger das armas mais usadas por criminosos nas ruas vai gastar de R$ 27 mil a R$ 45 mil. Além disso, terá que apresentar uma série de documentos pessoais, incluindo certidão negativa de antecendentes criminais. Após este processo concluído, o motorista recebe uma autorização do Exército para circular com carro blindado.

O nível de blindagem de um carro é dividido em seis categorias de acordo com a norma brasileira, que segue os padrões americanos. A categoria mais procurada é a III-A, que suporta até tiros de uma Magnun 44 ou uma pistola 9mm. Os carros só podem ser blindados em categorias superiores a esta com uma autorização especial do Exército.

Confira os níveis de blindagem

Nível I-A

Suporta tiros de armas calibres 22, 38 e ataques com ferros e pedras.

Nível II-A

Armas do nível I-A e mais Magnum 357 e pistola 9 mm.

Nível III-A

Todas as anteriores, mais Magnum 44 e submetralhadora Uzi.

Nível III

Todas as anteriores e mais fuzis M16, 7.62, AK 47, AR 15 e FAL

Nível IV

Todas as anteriores e mais fuzis perfurantes, como o 30-06 AP e granadas.

Os veículos mais blindados no Brasil são: Freelander, Fusion, Honda Civic, Hilux, Pathfinder, Pajero, Sentra, Tucson, Vectra e Volvo C30.

Curiosidades

– O Exército é responsável pelo controle dos carros blindados, para que um veículo com essa característica não caia em mãos erradas. O blindado faz parte dos produtos controlados, como as armas.

– Os vidros traseiros de um carro blindado não baixam.

– É recomendado que, quando for viajar, destravar as portas, pois, em caso de acidente, o resgate será facilitado.

– Na escala de blindagem, o nível 6 é o máximo existente no mercado mundial e transforma o carro quase em um tanque de guerra. O carro do presidente dos Estados Unidos possui esse nível.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *