Notícias

Moto

Como conseguir um bom seguro para uma moto 

Como conseguir um bom seguro para uma moto

Bom seguro para a moto

Um bom seguro para uma moto é aquele que oferece as melhores coberturas e prêmios ao preço mais acessível do mercado. Saiba como conseguir um bom seguro para a sua moto e garanta o seu máximo bem-estar, conforto e segurança na estrada.

Um seguro de uma moto pode ser comparado à utilização do capacete. Se não for o melhor e não cumprir com todos os requisitos de segurança, pode partir em caso de acidente. No caso do seguro de uma moto, é exatamente igual. Se o seguro da moto não for o melhor, o motociclista poderá ser prejudicado e sair perdendo. Para que isso não aconteça, saiba como conseguir um bom seguro para a sua moto.

Um bom seguro para a moto

Para ter um bom seguro para uma moto, você deve optar por adquirir uma apólice com todas as coberturas que vão de encontro às suas necessidades. Nesse sentido, deve dedicar especial atenção aos aspetos seguintes: adquira um seguro de responsabilidade civil, quem anda de moto tem a obrigatoriedade de contratar um seguro de responsabilidade civil para cobrir os danos materiais e corporais, é o denominado “seguro contra terceiros”. Esta apólice abrange a proteção de danos corporais e materiais involuntários de terceiros.

Certifique-se que o seguro oferece assistência em viagem

A assistência em viagem garante ao motociclista auxílio em caso de avaria e sinistro, quando este se encontra em viagem. Esta cobertura é fundamental e assiste o motociclista a partir do momento em que ele sai de sua cidade. É uma cobertura que funciona durante todo o ano.

Obtenha um seguro que o proteja de eventuais perdas financeiras

Os custos com o atendimento médico estão atualmente fora do alcance da maioria das pessoas. Num eventual acidente, independentemente da gravidade que este possa apresentar, é possível que sua saúde financeira seja comprometida. Ter de pagar a reparação do veículo do outro motociclista e arcar com as respetivas despesas médicas no caso de ser o responsável, é mais uma boa razão para adquirir uma boa apólice de seguro para a sua moto. A companhia de seguros cobre os custos até aos limites da apólice e isso liberta o proprietário destes custos.

Contrate um seguro de danos próprios

Esta é uma cobertura opcional, mas as suas vantagens são enormes. A  contratação de um seguro de danos próprios permite cobrir os prejuízos causados por choque, colisão, capotamento, incêndio, raio, explosão e furto ou roubo, quando não há um terceiro responsável.

Descontos

Ao adquirir um seguro para uma moto, você deve considerar todos os descontos que possam estar disponíveis, uma vez que estes podem reduzir muito o custo total do seguro. Os descontos são variados e podem incluir aspetos como: recursos extras de segurança, estacionamento privativo e muito mais.

Como conseguir um bom seguro para a moto

É indispensável que um motociclista tenha um seguro para a sua moto, independentemente de a utilizar apenas aos fins de semana. Nesse sentido, e com o intuito de conseguir um bom seguro, deve realizar os passos seguintes:

– Peça orçamentos a seguradoras onde já tem outros seguros, por vezes é difícil conseguir que uma seguradora lhe faça um seguro de moto a um bom preço – ou sequer um – especialmente se não for um condutor experiente. Por isso, dirija-se primeiro às seguradoras nas quais já tem outros seguros, normalmente o preço do seguro e a facilidade para fazer um é maior.

– Faça várias simulações de seguros de moto e adquira o melhor seguro de acordo com as coberturas que vão ao encontro das suas necessidades. Cada companhia de seguros tem pacotes específicos e a maior parte deles diferem entre si. Fique atento, pois algumas seguradoras têm determinadas coberturas como opcionais e outras incluem essas mesmas coberturas no seu pacote de venda oficial. Nesse sentido, faça várias simulações em companhias de seguros diferentes para descobrir aquela que lhe oferece o pacote mais atrativo.

– Assim que escolher uma determinada seguradora, descubra quais são as coberturas mínimas que esta oferece. Saiba que um seguro de moto é muito difícil de ser conseguido, uma vez que andar de moto é mais arriscado do que andar de carro e as companhias de seguros são mais reticentes em aceitar a realização do contrato de seguro. Esta aceitação torna-se mais difícil quando os motociclistas têm menos de 25 anos e CNH há menos de 2 anos.

– Certifique-se que escolheu um seguro que inclua todas as despesas médicas, pois de um acidente de moto podem resultar inúmeros problemas médicos, por isso, se o seguro de moto não oferecer cobertura de despesas médicas, deve procurar outra companhia de seguros.

Forneça à seguradora todas as informações necessárias

Por norma, as companhias de seguro realizam uma série de perguntas que determinam o valor que um determinado seguro vai ter. Das perguntas principais, evidenciam-se as seguintes:

– O tipo de moto;

– A idade do condutor principal, sua idade determina um papel importante no valor de seguro que terá de pagar. Por norma, quanto mais velho o motociclista for, menor será o valor que terá de pagar;

– Residência: a taxa de criminalidade próximo à sua residência está diretamente relacionada com o valor do seguro que terá de liquidar. Se viver numa área urbana em que a taxa da criminalidade é alta, a taxa do seu seguro será maior; se a taxa de criminalidade for baixa, a taxa do seguro será menor.

– Histórico de condução: todos os acidentes contam, independentemente de terem sido de carro ou de moto. A sua existência implica um agravamento do seguro;

– O local de trabalho: o local de trabalho é um indicador muito importante para uma companhia de seguros. Traz ao conhecimento se a zona tem uma taxa de criminalidade alta ou baixa. Nesse sentido, à semelhança da residência, se a taxa de criminalidade do local de trabalho for alta, os custos do seguro serão maiores. Os locais onde a taxa de criminalidade é maior representam um maior risco para as companhias de seguro, pois o risco dos veículos serem danificados nestas localidades é muito maior do que em outras zonas.

Verifique se as informações que constam no formulário estão corretas

No preenchimento dos seus dados pessoais e do seu veículo, verifique se está tudo correto. Se constatar que está sendo cobrado algum serviço que você não contratou, esclareça imediatamente essa situação, caso contrário, poderá ter um seguro que não corresponde ao contratado. Pode simplesmente ser um mal-entendido, por isso, certifique-se que ele será resolvido.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']