Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Concessionárias deverão comunicar ‘recall’ de veículos por carta


Por Talita Inaba Publicado 28/11/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (27), em caráter terminativo, Projeto de Lei do Senado (PLS) 66/2012 do senador Humberto Costa (PT-PE) com objetivo de obrigar as concessionárias a notificarem pessoalmente os proprietários de veículos objeto de recall – por meio de carta com aviso de recebimento – e a ofertarem, gratuitamente, o reparo do defeito constatado.

Além disso, o projeto determina que a notificação não poderá fixar limite para o exercício do direito à reparação do defeito em questão, e que tal direito poderá ser cobrado em qualquer circunstância, junto a qualquer concessionária da rede autorizada – não necessariamente a mesma em que o consumidor adquiriu o veículo.

Humberto Costa argumentou, na justificativa, que muitos proprietários de automóveis não são informados da existência do recall, já que a montadora se limita a divulgar o chamado na mídia. Ainda de acordo com o senador, o estabelecimento de prazo para que o consumidor encaminhe o veículo ao concessionário para o conserto é medida abusiva, já que a solução do problema diz respeito à segurança do passageiro.

O relator do projeto na CMA, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), acrescentou ao texto emenda para que o concessionário do veículo se responsabilize por notificar órgãos estaduais de trânsito sobrea realização dorecall. O projeto, que vai à Câmara dos Deputados, já mencionava a obrigatoriedade de as concessionárias informarem os detrans sobre a necessidade de recall.

A ideia de Humberto Costa é permitir que um futuro comprador de carro usado saiba se o veículo foi objeto de um recall ainda não atendido. Já o objetivo do relator foi garantir que os detrans sejam informados do recall atendido pelo proprietário do veículo, possibilitando a baixa na documentação do veículo.

Fonte: Correio do Brasil

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *