Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Conheça dicas de bom comportamento no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/01/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 17h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O trânsito é um local de grandes manifestações da falta de educação de algumas pessoas, assim, a Psico-drive lista para você algumas dicas de etiqueta no trânsito!

A Psico-drive é um centro de treinamento para habilitados que se deparam com o medo de dirigir. Preocupados com o bom comportamento dos usuários deste grande espaço social, a empresa listou algumas dicas de etiqueta para o bom uso do trânsito. São elas:

Lixo pela janela

Lixo nas ruas nunca! Além de ser feio quando você observa pessoas abrirem o vidro do carro e jogarem seus lixos na rua, isso é também uma falta de respeito com todos e com a natureza. Uma lixeirinha dentro do carro, daquelas cedidas pelos Postos de Combustíveis ou até mesmo uma sacolinha de supermercado é a solução para evitar essa atitude negativa!

Buzinas

Buzina não é campainha, assovio de paquera e nem medida de protesto! Buzinar sem um real motivo é falta de educação e infração no Código de Trânsito Brasileiro. A buzina é para ser utilizada para advertências, ou antes de ultrapassagens em rodovias e o principal, com toques breves.

Som alto

Carro não é discoteca! Som altíssimo é proibido por lei! Utilize outros artifícios, chame a atenção sendo gentil e respeitando as regras de trânsito, isso é raro e muito mais agradável!

Sirenes

Atentos às sirenes, elas devem ser respeitadas! Dar passagem aos carros de bombeiro, ambulância e polícia é mais do que um gesto de boa educação, é de respeito à vida! Esses carros devem sempre ter preferência, pois estão atendendo a algum chamado importante, então, nada de ficar na frente, dê passagem!

Celular

Pessoas ao celular atrapalham o trânsito e cometem infração sim! Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir falando ao celular, ainda que com fones de ouvido é falta média sujeita a multa. A atenção deve estar totalmente voltada ao tráfego!

Invisível

Trânsito é vitrine! Nada de achar que não está sendo observado ao retocar a maquiagem, tirar espinhas, entre outras coisas enquanto o sinal está fechado. As pessoas olham para os lados quando estão no trânsito e não é nada agradável esse tipo de cena. Conforme-se, seu carro não o torna invisível!

Cruzamento

Obstruir cruzamentos para aproveitar o semáforo aberto e prejudicar toda a fluidez do trânsito é infração gravíssima e colabora muito na causa dos congestionamentos. O problema é que muitos reclamam ao se depararem com um carro atrapalhando sua passagem, mas não pensam duas vezes antes de acelerar para passar no sinal amarelo e acabar ficando parado no meio da via.

Dê setas

Planejamento e sinalização! Simples assim! O uso da seta pode evitar diversos acidentes de trânsito. Se planeje ao mudar de faixa ou dobrar uma rua e comunique os demais qual será sua ação!

Ver a desgraça dos outros

Uma fila de carros e um congestionamento enorme… ao ver um carro parado todos diminuem para ver o que aconteceu. Diminuir por segurança, isso sim! Mas quase parar para ver a desgraça alheia, nunca! Tem ainda aqueles que param para perguntar o que aconteceu e acabam causando novos acidentes.

Ainda temos outros casos de falta de educação no trânsito, como: roubar a vaga de outro motorista na hora de estacionar, parar em fila dupla ou na faixa de pedestres, passar em poças d’água e molhar as pessoas na calçada, ultrapassar pela direita e não dar toda a preferência para os pedestres.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *