Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Curitiba: táxis sem passageiros poderão circular em faixas exclusivas para ônibus


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/02/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A implementação das faixas exclusivas para ônibus em Curitiba teve como objetivo reduzir o tempo de percursos para o transporte público. Veja novas regras.

As regras para utilização das faixas exclusivas de ônibus – que não incluem as canaletas do transporte coletivo- foram atualizadas na semana passada, em Curitiba, através do Decreto Municipal 103/2022.

Conforme a URBS (Urbanização de Curitiba S/A), a partir de agora, os táxis poderão circular nas faixas mesmo sem passageiros. Porém, devem estar em deslocamento apanhar novos usuários para o serviço.

A norma valerá para todos os dias da semana, em qualquer horário.

Para que servem as faixas exclusivas

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a implementação das faixas exclusivas para ônibus na cidade ocorreu com o objetivo de reduzir o tempo de percursos para o transporte público.

Ainda conforme o órgão, apesar da extensão relativamente curta, o tempo ganho pelos ônibus tem um impacto positivo para melhorar o fluxo na cidade. Bem como, para encurtar as viagens de milhares de passageiros.

A fiscalização para o correto uso desses trechos, por exemplo, é feita por meio de radares eletrônicos e também por agentes de trânsito.

Táxi executivo

Outra mudança, prevista pelo Decreto, é a obrigatoriedade dos táxis do modelo executivo (cujas características são mais difíceis de visualizar externamente) circularem com identificação no vidro traseiro. Deve possuir os dizeres “Táxi Executivo – Curitiba” na tradicional cor laranja-táxi.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *