Notícias

Notícias

Currículo poderá ter educação de trânsito como disciplina obrigatória 

Currículo poderá ter educação de trânsito como disciplina obrigatória

Educação de Trânsito nas escolasTramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado um Projeto de Lei para incluir educação de trânsito nas disciplinas obrigatórios do currículo escolar do ensino básico. A proposta tem o objetivo de valorizar temas como ética, cidadania e respeito às leis. “O direcionamento desses valores para o ato de dirigir veículos automotores constituiria grande avanço na formação de cidadãos mais plenos e na consolidação da paz no trânsito”, diz o autor do projeto, ex-senador Flávio Arns.

Links relacionados

A deficiência na educação para o trânsito de jovens no Brasil

Educação para o trânsito nas escolas ainda caminha a pé

Arns acredita que o ensino do tema nas escolas é necessário porque não proporciona o conhecimento apenas para condutores de veículos, mas também para o pedestre no sentido de evitar possíveis acidentes.

Segundo o relator do projeto, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), o parecer é favorável, pois “o combate ao excesso de violência, irresponsabilidade e desrespeito às leis no trânsito brasileiro, com efeito, passa pela educação dos futuros condutores de veículos, que não só crescerão com uma mentalidade mais responsável ao volante como poderão até mesmo transmitir esses princípios e conhecimentos aos seus pais e adultos com quem convivam”.

O Projeto de Lei está pronto para ser votado na CCJ, se aprovado passará para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Com informações da Agência Senado

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *