Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Demanda de candidatos à primeira habilitação deve crescer 30%


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/12/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Primeira habilitaçãoFoto: Detran/PR

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) já se prepara para o aumento na procura por exames práticos de direção, que historicamente acontece a partir de dezembro até março. A expectativa é que o número de candidatos à primeira habilitação no período seja 30% maior em todo o Estado. Só em Curitiba, o número de processos de habilitação abertos deve subir dos atuais 500 por dia para 700.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, explica que o movimento cresce muito no final do ano, já que as pessoas aproveitam o período de férias e o décimo terceiro salário para fazer as aulas práticas para primeira habilitação, alteração ou inclusão de categoria. “Pensando nisso, o Detran já realiza mutirões e aumentou o número de examinadores em algumas cidades. Só em 2014, foram 5.272 exames feitos durante mutirões e mais 13.104 nos reforços de examinadores”.

Traad lembra que as cidades que registram maior procura no período são Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Campo Largo e Araucária.

Estrutura

Desde 2011 o Governo do Paraná investiu na formação de 92 novos instrutores e 83 examinadores de trânsito e, também, na oferta de exames extras de direção, em mutirões nos fins de semana ou com apoio operacional nas cidades com maior demanda. Com isso, o Detran realizou mais de 3,5 milhões de testes entre janeiro 2011 e outubro de 2014. O tempo de espera dos candidatos, que no final de 2010 somava 50 dias, hoje é, em média, de 15 dias.

Diariamente, por meio de amostragem, a Assessoria de Assuntos Operacionais do Detran monitora e analisa a agenda de exames das unidades do Departamento no Estado. O objetivo é identificar a necessidade de providenciar atendimento nos fins de semana ou de reforço no número de examinadores.

Em Curitiba, nesta semana e na próxima, serão ofertados 1,2 mil exames extras de direção com apoio operacional e reforço no número de examinadores. Os agendamentos são feitos diretamente pelos Centro de Formação de Condutores.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *