Notícias

Denúncias

Denúncia: caminhão estacionado na calçada no Rio 

Denúncia: caminhão estacionado na calçada no Rio

Caminhão na calçadaMais uma vez a situação se repete, o motorista estaciona o seu caminhão na calçada e coloca em risco a segurança dos pedestres, que ficam sem espaço para transitar e precisam invadir a via destinada aos veículos. O flagrante da foto aconteceu na Rua Ituverava, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A palavra calçada, conforme Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quer dizer parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) que informou que enviará uma equipe do 3º Grupamento Especial de Trânsito (Zona Oeste) até a rua Ituverava para checar a denúncia de estacionamento sobre calçada.

A GM-Rio destaca ainda que atua constantemente no combate a este tipo de infração, que atrapalha a mobilidade de pedestres e também pode causar acidentes. Somente neste ano, os guardas municipais aplicaram 2.194 multas a veículos estacionados sobre calçada no Anil. A infração prevista no artifo 181, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é considerada grave e tem penalidade de multa no valor de R$ 127,69 e conta com medida administrativa de remoção do veículo. Condutores flagrados cometendo a irregularidade ainda perdem cinco pontos na carteira de motorista.

A GM-Rio destaca ainda que a população pode colaborar com sua fiscalização denunciando flagrantes de irregularidades de trânsito por meio da Central 1746, que funciona 24h.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']