Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Denúncia: Veículo estacionado na calçada. E os pedestres como ficam?


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/10/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Veículo na calçada

Mais um exemplo de falta de cidadania nas ruas cariocas. O condutor estaciona o seu veículo na calçada e não deixa espaço para os pedestres passarem.

“Esse carro estava, dessa forma, estacionado na rua Barão de Itapagipe, na Tijuca. Não havia como passar, a não ser de lado. Se alguém quisesse passar com um carrinho de bebê ou com uma cadeira de rodas, seria obrigado a passar pela rua ou se houvesse um incêndio essa criatura impediria que o hidrante fosse utilizado”, conta a internauta que enviou o flagrante.

A palavra calçada, conforme Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, quer dizer parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. Quando um veículo está estacionado neste local, acaba atrapalhando e colocando em risco a vida dos pedestres.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a calçada é uma infração grave, com acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 127,69 e remoção do veículo.

O Portal do Trânsito tentou entrar em contato com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

O Portal do Trânsito continuará tentando uma resposta do município.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *