Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Deputado pede ampliação de prazo para a regularização do exame toxicológico periódico


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/04/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Segundo o deputado, o objetivo do pedido é garantir tempo razoável para que motoristas profissionais se adequem, com segurança sanitária, às normas em vigor.

Regularização exame toxicológicoFoto: Arquivo Tecnodata.

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) apresentou requerimento para envio de Indicação ao
Ministério da Infraestrutura, sugerindo a prorrogação, por período razoável, do prazo estabelecido pela Resolução nº 691/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alterada pela Resolução nº 843/21 do mesmo órgão, para a regularização do exame toxicológico periódico.

Conforme a norma, os condutores que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E e que o vencimento do exame toxicológico periódico tenha se expirado antes de 12 de abril de 2021, foi concedido o prazo de 30 dias para a realização do exame. O prazo acaba em 12  de maio de 2021.

Justificativa

Segundo o deputado, o objetivo do pedido é garantir tempo razoável para que milhares de motoristas profissionais se adequem, com segurança sanitária às normas. De acordo com ele, estamos no ápice da pandemia de Covid-19 ,que já tirou a vida de mais de 375 mil brasileiras e brasileiros.

“Conforme demanda apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), e considerando, em especial, a gravidade da atual crise sanitária, econômica e social, agravada pela pandemia de Covid-19, entende-se como adequada e necessária a ampliação do prazo concedido pelo órgão”, argumenta.


Leia também:

Dificuldade em marcar o exame toxicológico? Veja como encontrar os laboratórios credenciados pelo Denatran


Carlos Veras fez questão de reafirmar que é favorável à realização do exame toxicológico. “Ocorre que, diante do momento excepcional que o país atravessa, não consideramos razoável o prazo de apenas 30 dias para que milhares de motoristas profissionais se adequem à legislação e não venham a sofrer punições. Isto pode comprometer a realização do trabalho do qual retiram a renda para sustentar suas famílias”, explica.

O deputado ainda faz um alerta.

“É preciso sinalizar que o período exíguo deve acarretar aglomerações nas clínicas onde são realizados os exames. Dessa forma, serão desrespeitadas normas sanitárias para a prevenção da disseminação do novo coronavírus”, conclui.

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *