Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/DF divulga mudanças na prova prática para tirar a CNH


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/09/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O respeito aos ciclistas, tema já abordado na prova teórica, será um assunto que entrará também na prova prática para tirar a CNH.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) divulgou que o assunto respeito ao ciclista fará parte das provas práticas para os candidatos à primeira habilitação. O tema já é abordado na prova teórica. “Nos exames teóricos, ampliamos o número de questões relacionadas ao respeito ao ciclista, com o objetivo de incentivar o debate e a abordagem nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) acerca do tema”, informou o órgão.

Ainda conforme o Detran/DF, o assunto entrará no exame prático ainda no segundo semestre de 2021. “Quanto à prova prática, ainda estamos estruturando como será a avaliação. A princípio, instalaremos nas áreas de exame, bicicletas com manequins para que os candidatos guardem a distância de 1,5m ao passar por um ciclista”, explicou o Detran/DF.


Está com a CNH Suspensa no Distrito Federal? Veja aqui como fazer o curso de reciclagem EAD


Cuidados com os ciclistas nas provas dos Detrans

Alguns estados possuem questões, no exame teórico para obtenção da CNH, referentes ao comportamento dos motoristas em relação aos ciclistas. Por exemplo, no Paraná, desde 2014, das 30 questões que compõem o exame, pelo menos uma é referente ao tema.

Em Pernambuco, também no ano de 2014, o Detran/PE incluiu questões ligadas ao ciclismo em seu banco. Além disso, no ano seguinte, inseriu testes de respeito ao ciclista na prova prática para tirar a CNH.

Processo para tirar a CNH

A primeira etapa do processo para tirar a CNH é ser aprovado na avaliação psicológica. Assim como, depois disso no exame de aptidão física e mental que avalia a visão, força muscular, coração, pulmões e saúde mental.

Após aprovado nesses exames, o candidato passa por 45 horas/aula de curso teórico (hoje na possibilidade de modalidade remota, devido a pandemia). Dessa forma, se aprovado no exame teórico, começa as aulas práticas.

O curso prático deve ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (moto), como para a categoria B (carro). Após a conclusão do curso, o candidato faz a prova prática para tirar a CNH. Contudo, somente a aprovação em uma etapa permite fazer a seguinte.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *