Notícias

Moto

Detran lista os sete pecados dos motociclistas 

Pecados dos motociclistas

Para o Detran-CE, os motociclistas cometem sete erros graves que resultam em acidentes: velocidade acima do estabelecido; ultrapassagem pela direita; circulação entre veículos; ziguezague na pista; condução de duas ou mais pessoas na garupa; ultrapassagem no sinal vermelho; partida brusca sem o sinal verde ficar aceso; conduzir sem estar habilitado; e circular sem capacete e outros acessórios indispensáveis, como bota, casaco, calça.

Em nota enviada ao O POVO, o órgão diz que o motociclista deve ter mais atenção e prudência do que os condutores de veículos fechados, pois está mais exposto a batidas, ferimentos e mortes. “Se todos os motociclistas cumprissem com a sua obrigação, pelo menos metade dos acidentes deixariam de ocorrer e muitas vidas seriam preservadas”, frisa o documento.

Segundo a assessoria do Detran, campanhas educativas são feitas periodicamente, assim como fiscalizações. “Somente na fiscalização da Lei Seca, foram autuados mais de 31 mil condutores de veículos de julho de 2009 até setembro de 2013.”

Avaliação reforçada pela agente da Polícia Rodoviária Federal, Neurismene Oliveira. De janeiro aos primeiros dez dias de novembro, a PRF registrou 877 acidentes com motocicletas em rodovias federais no Ceará. Foram 78 mortos e 952 feridos. Em 2012 inteiro, foram 960 acidentes, 84 mortos e 1.120 feridos. “As pessoas dirigem de forma imprudente, sem prestar atenção ao contexto do trânsito. Morrem por besteira. Gente pilotando olhando pra trás, por exemplo. É óbvio que isso resulta em feridos e mortos. Mas só 10% são acidentes. Os outros 90% são resultado de imprudência, negligência e imperícia dos condutores e poderiam ser evitados”, conclui.

Fonte: O Povo

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']