Notícias

Agente de Trânsito

Detran/MG libera impressão do CRLV em casa. Veja como imprimir o CRLV Digital! 

Detran/MG libera impressão do CRLV em casa. Veja como imprimir o CRLV Digital!
Foto: Divulgação Policia Civil MG.

Proprietários de veículos registrados em Minas Gerais já podem imprimir o CRLV em casa. Veja o passo a passo!

Como imprimir CRLV Minas Gerais
Foto: Divulgação Policia Civil MG.

O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) anunciou ontem (12) que os proprietários de veículos registrados no Estado podem imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em casa.

Para conseguir acessar e imprimir o CRLV, o proprietário precisa ter quitado os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do Seguro Obrigatório (DPVAT), da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

O documento impresso em casa tem a mesma validade jurídica do que aquele que antes era emitido pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e a validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.

Como imprimir o CRLV pelo site do Detran/MG

A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site do Detran/MG, na aba veículos (clique aqui). Para acessar o documento, basta informar a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ.

A impressão deverá ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

Como imprimir o CRLV pelo aplicativo CDT

Depois de baixar o aplicativo e realizar o cadastro (todas as etapas necessárias você encontra aqui), você terá acesso a versão do documento pronta para impressão.

Problemas com a atualização do documento, clique aqui. 

Passo a passo

  • Partindo do princípio de que o documento foi baixado e atualizado, basta acessar o aplicativo e clicar em Veículos.
  • Após colocar a chave de acesso, o proprietário encontrará os veículos registrados em seu nome.
  • Para imprimir o documento, basta clicar no veículo desejado e selecionar a opção dos três pontos, conforme a imagem ao lado. Ao clicar nesses botões, aparecerá a opção Exportar.
  • O cidadão deverá clicar nessa opção, exportar o documento como arquivo em PDF e imprimi-lo.

Como imprimir o CRLV pelo Portal de Serviços do Denatran

Nesse caso, o cidadão deve acessar o Portal de Serviços do Denatran e realizar o cadastro (todas as etapas necessárias você encontra aqui). Depois disso, terá acesso a versão do documento pronta para impressão.

Passo a passo

  • Partindo novamente do princípio de que o documento foi atualizado, basta entrar no Portal e clicar em Meus Veículos.
  • Após colocar a chave de acesso, o proprietário encontrará os veículos registrados em seu nome.
  • Para imprimir, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado) e imprimir o documento.

Lembrando que para imprimir pelo aplicativo ou pelo Portal de Serviços do Denatran, todos os débitos do veículo devem estar quitados, conforme informou o Detran/MG.

Se o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar ou de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais, através do e-mail: [email protected] ou telefone: 0800-728 2324

 

Artigos Recomendados Para Você

11 Comentários

  1. Eduardo

    Fiquei surpreso com essa opção de ter acesso ao crlv apenas digitando os dados dos carro e o cpf/cnpj. Dessa forma não aumentariam o número de fraudes, principalmente em casos de clonagem de placa?

  2. Manoel Carlos da Silva

    paguei os documentos e não estou conseguindo agendar para retirar o documento do IPVA junto ao Detran. O que fazer?

  3. Denivaldo

    Eu fiz vistoria eu queria saber como eu faço pra ter acesso ao documentos digital é protocolo de emplacamento com placas mercosul

  4. Marcelo leopoldino

    Estou tentando baixar minha crlv pelo Detran MG,só que toda vez q digito o crv da q ele é o crv é divergente, mais eu coloco os 11 números sempre certinho. O devo fazer pra da certo.

    1. Mariana Czerwonka

      Marcelo

      Alguns internautas relataram que basta completar com 0 (zero) o código, mas essa informação é extra oficial. De qualquer forma, se não der certo, você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  5. q

    Existem CRVs que não têm a numeração no campo indicado. Como é possivel imprimir o crlv nestes casos?

    1. Mariana Czerwonka

      Olá

      Alguns internautas relataram que basta completar com 0 (zero) o código. De qualquer forma, se não der certo, você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

      1. Paulo Sérgio

        Tive o mesmo problema para emissão do CRLV direto no site do detran mg, liguei na Serpro e no meu caso me informaram o seguinte, que veículos fabricados antes de 2006 não possuem o número correto para a emissão do documento direto no site, a orientação é de que o proprietário do veículo tem que ir direto no Detran Mg para que eles informem esse número. Não souberam informar se esse serviço no Detran Mg teria custos.

        Att.

  6. Tiago Silva

    Eu estava com o mesmo problema, mas resolvi!
    É preciso colocar o número do “CRV”, o número do documento que é usado para fazer transferência e não do “CRLV”, que é o documento do carro!
    Espero ter ajudado

    1. Helber

      Resposta correta!
      Todo site do governo é complicado e mal feito.
      Se fosse empresa privada com serviços mal executados assim todos já teriam sido demitidos.
      Site do Detran um dos piores possíveis. Mal diagramado, informações confusas, navegabilidade horrorosa. Enfim. Só respirar fundo e aceitar.

  7. wanderley da Silva

    concordo com vc fiz varias pesquisa sobre como tirar o crlv sem o crv , constatei que em outros site do detran de muitos outros estado , tem jeito de fazer isso agora nesse site de detram minas e um burocracia, parece que pra tirar seguda via custa 193,00 um abirsurdo, e mais abirsudo ainda e vc ter que tirar 2º vida de um veiculo do ano de 2004 que não tem nem a 1º via porque pelo que eu sei isso e pra veiculo de 2007 adiante em varios estado e possivel sem o crv ,porque em minas os veiculos que não possui crv não pde…os estado pode ser diverente isso concordo mas eu não concordo e isso ser possivel para uns estado e outros não ai mesmo meus documentos estando todo quitado , carro esta todo em dia eu tenho que pagar 193,00 pra tirar segunda vida de crv do carro que não teve nem a primeira… alguem poderia verificar isso pelo amor de deus não e so eu que estou nessa cituação não tenho certeza que milhares de brazileiros pedindo ajuda.. obrigado

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']