Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran-PE inclui respeito ao ciclista em teste prático


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/02/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Respeito ao ciclistaO Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) irá incluir o respeito ao ciclista nos testes práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que começará a valer para os testes realizados a partir de abril, tem como regra básica a manutenção de um metro e meio de distância do ciclista por parte do condutor.

O Detran-PE ressalta que as regras de convivência entre condutores de veículos motorizados e ciclistas já está prevista no Código de Trânsito e prevê, além da distância mínima, pontos como a redução da velocidade ao se aproximar de um ciclista e dar a preferência ao mesmo. De acordo com o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta é infração média, com multa de R$ 85,13.

Apesar do Detran-PE ter interesse de implantar rapidamente a medida, o prazo poderá ser adiado já que os manequins que serão empregados nos pátios de testes de todo o Estado ainda não foram encomendados e os prazos de entrega podem variar de 40 a 60 dias.

Para viabilizar a medida, o Detran-PE ira promover o curso “Bicicleta como Modal de Transporte” a partir da próxima semana para os instrutores de autoescola credenciadas pelo órgão.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *