Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/PR adere ao sistema de notificação eletrônica e desconto de multas chega a 40%


Por Agência de Notícias Publicado 25/04/2021 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Para ter acesso ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) basta fazer um cadastro e baixar o aplicativo. Desconto é aplicado para pagamento antecipado da multas. App também permite que o condutor ou proprietário de veículo tenha acesso a detalhes de suas infrações.

Desconto multasFoto: Divulgação Detran/PR

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) aderiu ao novo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Esta solução disponibiliza um desconto de até 40% para pagamento antecipado da multa e também permite que o condutor ou proprietário de veículo tenha acesso a detalhes de suas infrações. A novidade chega junto com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio da lei 14.071/2020, que entrou em vigor no último dia 12, data da adesão.

O SNE foi desenvolvido pelo Governo Federal por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro, e depende da adesão dos órgãos de trânsito para que o desconto seja concedido.

“Qualquer serviço que venha a beneficiar a população paranaense é de interesse da nossa gestão e vai ao encontro das diretrizes do governo do Carlos Massa Ratinho Junior. Ficamos muito felizes em aderir, até porque sabemos das dificuldades que muitas pessoas têm para quitar seus débitos”, destacou o diretor-geral do Detran/PR, Wagner Mesquita.

Sistema

Para ter acesso ao sistema é necessário fazer um cadastro no portal do Governo Federal (gov.br) ou ter um certificado digital. Depois disso, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e utilizar.

Com a conclusão do cadastro, o usuário tem a possibilidade de inserir dados dos veículos em seu nome e fazer o acompanhamento. Ele traz, eletronicamente, informações das notificações de autuações e penalidades dos órgãos autuadores que aderiram ao SNE. O usuário poderá inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer tempo.

Em breve, estará disponível a apresentação de defesa prévia e o recurso para quando o condutor não reconhecer o cometimento da infração, e não quiser usufruir do desconto.  Sendo dispensável a apresentação de documentos para tal efeito.

Para aproveitar e ter acesso ao desconto no pagamento antecipado das infrações, disponível para infrações cometidas a partir do dia 12 de abril de 2021, o cidadão deverá reconhecer a infração no sistema e assumir a notificação lavrada em seu veículo.


Leia também:

Detran/RS adere ao SNE e multas poderão ser pagas com até 40% de desconto


As informações são da Agência Estadual de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *