Notícias

Instrutor e CFC

Detran/PR libera aulas teóricas presenciais na formação de condutores 

Detran/PR libera aulas teóricas presenciais na formação de condutores
Foto: Divulgação Detran/PR.

As aulas teóricas no curso de formação de condutores estão liberadas na modalidade presencial a partir de hoje (27) no Paraná. Está autorizado também o retorno das aulas de cursos especializados, de capacitação, de reciclagem e de renovação de CNH.

Aula presencial CFC
Foto: Divulgação Detran/PR.

Através do memorando nº 03/2021 da Diretoria de Operações do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) foi autorizado o retorno das aulas de cursos especializados, de capacitação, de reciclagem de condutores, de renovação de CNH e de teórico/técnico para a primeira habilitação, na modalidade presencial, junto ao Centros de Formação de Condutores (CFCs). A regra só não será válida se o município tiver norma em sentido diverso.

Normas para o retorno

Ainda conforme o documento, o atendimento terá sua capacidade reduzida, não podendo a quantidade de alunos exceder a 50% da capacidade da sala de aula. Além disso, será obrigatório o uso de máscaras de proteção nas dependências dos CFCs, sob pena de multa.

O memorando ressalta que deverão ser observados todos os procedimentos de higiene,
medidas preventivas e demais orientações emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, bem como as orientações dos núcleos de saúde dos Municípios, dentro das suas respectivas circunscrições.

De acordo com o Detran/PR essa alteração não afetará a realização das aulas de ensino remoto para o curso teórico/técnico de primeira habilitação, que podem continuar sendo ministradas normalmente.

Medidas preventivas

Durante as aulas teóricas presenciais, é importante que todos os cuidados sejam tomados para evitar a propagação do coronavírus, pois a situação ainda não está controlada no Brasil.

Além de respeitar as determinações estaduais e municipais, existem outros cuidados que o aluno e o instrutor de trânsito podem tomar para se prevenir e evitar novas infecções.

Um dos cuidados básicos é lavar as mãos com frequência, com água e sabão. Na sala de aula, é possível utilizar o álcool em gel 70%. Além disso, nunca se deve tocar a boca, o nariz e os olhos.

Na entrada do CFC recomenda-se colocar um tapete de vinil para que todos que ingressarem no local limpem seus pés. Os tapetes em vinil retêm 80% da sujeira que é trazida da rua. Aliado a isso, é recomendável a aplicação de uma solução de água mais água sanitária, para a desinfecção dos calçados.

A desinfecção de todos os ambientes do CFC é essencial e deve seguir as orientações dos órgãos de saúde e do próprio Detran.

O uso da máscara é obrigatório tanto para os alunos quanto para o instrutor. A máscara deve cobrir completamente o nariz e o queixo, e deve ser bem ajustada nos lados. Ela deve ser usada por cerca de duas horas, depois é preciso trocar, devido a umidade acumulada. É por esse motivo que o indicado é levar mais de uma máscara para a sala de aula, e trocar, se houver necessidade.

Outra recomendação é evitar o uso do celular, pois estudos apontam que smartphones acumulam fungos, bactérias e vírus. Para quem tem o cabelo comprido, o ideal é ir para a aula com o cabelo preso.

Mesmo quando tiver dúvidas sobre o conteúdo ou quiser conversar com um colega ou até com o instrutor, deve ser mantida uma distância de segurança entre as pessoas. Abraços, beijos e aperto de mão devem ser evitados.

Ao tossir ou espirrar, o apropriado é que se cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido.

Agora, lembre-se, ao qualquer sinal de indisposição ou sintomas gripais como febre, tosse e coriza, não vá para a aula e procure assistência médica.

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']