Trending News

Notícias

A partir da próxima quarta-feira, dia 24/06, as aulas teóricas e práticas poderão acontecer, desde que adotadas algumas medidas de segurança obrigatórias.

Instrutor e CFC

Detran/RJ autoriza reabertura dos CFCs e libera retirada de documentos 

Detran/RJ autoriza reabertura dos CFCs e libera retirada de documentos
Foto: Alexandre Simonini/Detran_RJ

Resumo da Notícia

  • Detran/RJ autoriza reabertura dos CFCs do Rio de Janeiro e libera aulas teóricas e práticas a partir da quarta-feira, dia 24/06.
  • Algumas medidas de segurança serão obrigatórias.
  • A partir de hoje (22), em mais três postos da capital e outro em Niterói, serão entregues as carteiras de motoristas expedidas até o dia 16 de março de 2020.

Reabertura CFCs Rio de Janeiro
Foto: Alexandre Simonini/Detran_RJ

Foi divulgada no sábado a autorização do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) para a volta do funcionamento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado.

A partir da próxima quarta-feira, dia 24/06, as aulas teóricas e práticas poderão acontecer, desde que adotadas algumas medidas de segurança obrigatórias.

O objetivo, segundo o Detran/RJ, é assegurar  a saúde de todos os envolvidos na educação de trânsito.

Para que as aulas voltem a acontecer, os CFCs deverão:

– Reduzir em 50% a capacidade de alunos da sala de aula teórica, por turno e dentro das capacidades estruturais do CFC;

– Limitar a uma aula teórica diária por aluno;

– Manter o distanciamento social de, pelo menos, 1,5 metro em todos os ambientes de aprendizagem;

– O uso da máscara é obrigatório para todos os funcionários dos CFCs, além do instrutor de trânsito e do aluno;

– Disponibilizar o álcool em gel para todos os alunos e funcionários, tanto nas dependências internas como nos veículos de aprendizagem;

– Higienizar os veículos no início e no fim de cada aula prática;

Conforme o Detran/RJ, o CFC que não cumprir as medidas de segurança poderá sofrer sanções administrativas. A Divisão de Aprendizagem da Diretoria de Habilitação e a Corregedoria do Detran.RJ ficarão responsáveis pela fiscalização junto as autoescolas.

O presidente do órgão, Marcello Braga Maia, afirmou que a medida atende ao pedido das autoescolas.

“Não vamos deixar de fiscalizar para que as medidas de segurança sejam devidamente seguidas para preservar a saúde da população”, destacou.

Saiba mais:

Aulas teóricas presencias: como se prevenir do coronavírus

Retirada de documentos

A partir de hoje (22), em mais três postos da capital e outro em Niterói, serão entregues as carteiras de motoristas expedidas até o dia 16 de março de 2020, data em que o decreto do Governo do Estado determinou o isolamento social.

Ao todo, serão oito postos no estado que passam a realizar o serviço. Desde segunda-feira (15), a atividade já estava sendo oferecida na sede do departamento no Centro do Rio e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias. Esse serviço não necessita de agendamento e só pode buscar o documento quem solicitou o serviço nas unidades citadas. Em breve, outras unidades também realizarão o procedimento.

Para evitar aglomeração nos postos que reabrem nessa segunda fase do plano gradual de retomada das atividades, nos bairros da capital (Recreio, Jacarepaguá, Campo Grande) e na cidade de Niterói, a entrega será realizada por ordem alfabética, para cada dia da semana, de acordo com a tabela abaixo:

Retirada de documentos
Tabela Detran_RJ

Notícias Relacionadas

1 Comentário

  1. Evandro Melo

    Parabéns Detran/RJ, que o detran do paraná use isso como exemplo, todos precisamos trabalharE

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *