Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/SP: renovação da CNH pode ser feita pela internet


Por Assessoria de Imprensa Publicado 03/10/2020 às 16h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O serviço digital é oferecido dentro da plataforma do Poupatempo tanto para a renovação da CNH quanto para solicitação da Carteira Digital.

Renovação de CNHFoto: Arquivo Portal do Trânsito.

Renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora ficou mais fácil pelos canais digitais oferecidos pelo Detran.SP por meio da plataforma do Poupatempo. O serviço está disponível em todo o Estado de São Paulo e traz mais comodidade ao cidadão, especialmente neste período de pandemia. Após sua emissão, o documento será disponibilizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e a versão impressa enviada via correio no endereço cadastrado no Detran.SP.

O processo eletrônico é simples e vale para todas as categorias de CNH e está disponível para quem não quer alterar dados no documento, como nome e categoria e aqueles que não estejam com a habilitação suspensa ou cassada.

Passo a passo

Basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção Renovação de CNH. O primeiro passo é preencher o cadastro e agendar o exame médico em uma clínica credenciada pelo Detran.SP. Para quem exerce atividade remunerada (EAR) e precisa fazer exame psicológico para inclusão deste dado na carteira, também será indicado um profissional cadastrado.

Após a realização e aprovação no exame, o motorista deverá pagar a taxa de emissão do documento nos bancos cadastrados (Santander, Banco do Brasil ou Bradesco), que também pode ser feito por meio eletrônico. A foto será a mesma utilizada na carteira anterior, a não ser que tenha havido alguma mudança na aparência do cidadão (não utiliza mais óculos, por exemplo).

Concluído o processo, a versão impressa é encaminhada ao motorista e para quem optar pela versão digital serão enviadas, por e-mail, orientações de como proceder por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

CNHs vencidas

Vale lembrar que em função da pandemia do coronavírus e de acordo com a Deliberação nº 185, de 19 de fevereiro de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as CNHs e Permissões Para Dirigir (PPDs) vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 tiveram validade prorrogada por tempo indeterminado.

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, mesmo com a obrigatoriedade da renovação temporariamente suspensa, os motoristas paulistas têm usado a tecnologia para atualizar os documentos.

“Durante o período de quarentena, o Poupatempo e o Detran.SP continuaram atendendo as necessidades da população pelos canais digitais. As renovações de CNH somam mais de 210 mil emissões pelo site e aplicativo dos órgãos de atendimento ao cidadão”, afirma Macedo.

[the_ad id=”100462″]

CNH Digital

Para aqueles que já desejam fazer a CNH digital, após a renovação da habilitação que virá com um QR Code (código de barras), basta solicitá-la por meio do aplicativo CDT (Carteira Nacional de Trânsito) da SERPRO (empresa de tecnologia do governo federal).

A validade da CNH digital, que ficará armazenada no celular do usuário, é a mesma da impressa e tem o mesmo valor jurídico.

“Estamos trabalhando para levar os serviços oferecidos pelo Detran.SP à toda população do Estado. Nosso objetivo é usar a tecnologia para agilizar o acesso e trazer resoluções mais rápidas e seguras aos motoristas, especialmente neste período de pandemia. Para isso, hoje o Detran.SP disponibiliza mais de 60 serviços pelos canais digitais e queremos avançar cada vez mais facilitando os procedimentos”, frisa Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.

Serviços online

O Detran.SP oferece mais de 60 serviços digitais para facilitar o dia a dia do cidadão. Além da renovação, solicitação da CNH digital, podem ser feitos o levantamento de pontos da CNH, transferência, venda e registro de veículos, pesquisa sobre certidões negativas e positivas, liberação de veículos apreendidos por infração de trânsito, entre outros. Acesse aqui.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran.SP

Veja outras notícias relacionadas:

Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com até 40% de desconto 

Veja aqui como baixar o CRLV Digital 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *