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Detran/SP traz top 10 com questões difíceis para obter habilitação 

Detran/SP traz top 10 com questões difíceis para obter habilitação
Foto: Divulgação Detran/SP

Todos os temas citados são tratados nas aulas teóricas. No CFC, seja na modalidade presencial ou remota, o aluno têm no total 45 horas de aprendizagem para ter as respostas na ponta da língua.

Prova para obter habilitação
Foto: Divulgação Detran/SP

Está preparado para encarar as questões mais difíceis do exame teórico para obter a CNH? O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) reuniu uma lista com as dez perguntas em que os condutores apresentam mais dúvidas na prova teórica.

Para respondê-las, é necessário que os candidatos possuam conhecimentos em direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, mecânica e meio ambiente.

Todos os temas citados são tratados nas aulas teóricas. No CFC, seja na modalidade presencial ou remota, o aluno têm no total 45 horas de aprendizagem. A prova do Detran/SP divide-se em 30 questões objetivas, de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta.

As perguntas são distribuídas proporcionalmente ao número de aulas de cada conteúdo no curso teórico. São 12 questões de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica.

Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70% das perguntas (ou seja, 21).

”Queremos garantir o conhecimento necessário para capacitar o motorista e consequentemente contribuir para um trânsito mais seguro. A dedicação ao aprendizado teórico, assim como ao das aulas práticas, reflete em um trânsito melhor, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

O candidato pode estudar para a prova teórica de forma digital pelo portal do departamento, por meio de um simulado online no link: www.detran.sp.gov.br/simulado ou também pelo aplicativo Simulado Detran/SP, disponível pelas plataformas Android e IOS.

“Elaboramos o banco de questões do Detran/SP para avaliar a noção de risco que o candidato possui. Não é uma prova ‘decoreba’ e o objetivo não é saber os nomes das placas, mas a atitude que se tem diante delas para se antecipar com condutas seguras no trânsito, explica Rosana Nespoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran/SP .


Leia também:

Prova prática do Detran: como combater o nervosismo


Preparado para testar o seu conhecimento sobre a prova para obter a habilitação? Confira:

Questão 1: Há curvas em que a pista é mal construída e possui sobrelevação negativa (ligeira inclinação para o lado de fora da curva). Essa condição adversa exige do condutor a redução da velocidade e um maior esforço para manter o controle do veículo. Agindo dessa forma, o condutor evita o risco de:

A – deslocamento do veículo para a contramão da via devido à força centrífuga não compensada pela pista

B – estouro do pneu traseiro em razão do esforço exigido e do aumento da aderência ao pavimento da pista

C – derrapagem do veículo em razão da perda total de aderência entre os pneus e o pavimento da pista

D – perda total do sistema de freios devido ao superaquecimento dos seus componentes internos


Questão 2: As motocicletas em movimento são difíceis de ser percebidas no trânsito pelos motoristas; portanto, um comportamento considerado inadequado por parte do condutor do veículo é:

A – sinalizar com antecedência sua intenção de mudar de faixa, além de olhar nos espelhos retrovisores

B – prestar atenção ao ruído do motor ou à luz do farol das motos antes de mudar de faixa ou de direção na via

C – observar constantemente a presença de motos, utilizando os espelhos retrovisores interno e externos

D – mudar bruscamente de faixa sem utilização da seta; afinal, a preferência é sempre dos carros


Questão 3: Entre as afirmativas a seguir, identifique aquela que pode ser considerada como correta:

A – as lâmpadas queimadas das lanternas de posição traseira não são importantes para a segurança no trânsito

B – os sulcos dos pneus, com profundidade mínima estabelecida pela legislação, facilitam o escoamento da água empoçada na pista e, com isso, melhoram a aderência dos pneus

C – a utilização de película protetora nos vidros do veículo amplia o ângulo de visão do condutor e reduz os “pontos cegos” ao dirigir

D – o nível de fluido dos freios, abaixo dos limites mínimos recomendados pela especificação técnica do veículo, não constitui fator de risco de acidente


Questão 4: A velocidade máxima permitida em rodovias de pista dupla, nas quais não exista sinalização regulamentadora, para automóveis, camionetas e motocicletas, é de 110 km/h e para os demais veículos é de?

A – 110 km/h

B – 70 km/h

– 80 km/h

– 90 km/h


Questão 5: A velocidade mínima permitida em vias arteriais nas quais não exista sinalização regulamentadora é de

A – 20 km/h

– 30 km/h

C – 50 km/h

D – 40 km/h


Questão 6: Em caso de acidente de trânsito com vítima(s), podemos dizer que primeiros socorros são:

A – as providências tomadas no local, iniciais e temporárias, até a chegada de socorro

B – o pronto atendimento da(s) vítima(s) em substituição às equipes da saúde

C – as ações que só podem ser realizadas por equipes profissionais

D – procedimentos de competência exclusiva de médicos no local do acidente


Questão 7: Condutores com idade com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos deve renovar o exame de aptidão física e mental (médico)

A – de 5 em 5 anos

B – de 3 em 3 anos

C – de 4 em 4 anos

D – de 2 em 2 anos


Questão 8: Em via com velocidade máxima de 60 km/h, qual a distância mínima para iniciar a sinalização de acidente ocorrido durante o dia, com pista seca?

– a 80 metros do veículo ou, aproximadamente, 80 passos

– a 100 metros do veículo ou, aproximadamente, 100 passos

C – a 60 metros do veículo ou, aproximadamente, 60 passos

– a 40 metros do veículo ou, aproximadamente, 40 passos


Questão 9: A distância percorrida pelo veículo do momento em que o condutor tira o pé do acelerador e o coloca sobre o pedal do freio é denominada:

A – distância de reação

B – distância de frenagem

C – distância de seguimento

D – distância de parada


Questão 10: Quando o motorista estacionar junto de hidrantes de incêndio devidamente identificados, terá como medida administrativa (CTB Art. 181, inciso VI)

– recolhimento da CNH

B – recolhimento do CRLV

C – retenção do veículo

D – remoção do veículo


Veja as respostas:

1: A, 2: D, 3: B, 4: D, 5: B, 6: A, 7: A, 8: C, 9: A, 10: D

As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran/SP

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