Notícias

Instrutor e CFC

Detran/BA irá monitorar eletronicamente os exames práticos 

Detran/BA irá monitorar eletronicamente os exames práticos
Exames práticos de CNH
Foto: Detran/BA

O sistema de monitoramento e-Prátika e o Exame Veicular Eletrônico (EVE) foram desenvolvidos pelo Grupo Criar, com base na portaria 238/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e permitem a transmissão eletrônica da avaliação dos instrutores de autoescolas e dos examinadores dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), durante o teste prático de habilitação. Hoje, o monitoramento das aulas e exames práticos é feito de forma manual, na maioria dos estados. O Detran-BA já iniciou a implantação do novo sistema, que deve começar a funcionar ainda este ano.

Segundo o gerente comercial do Criar, Erick Alvarenga, o uso da tecnologia vai garantir a evolução no processo de aprendizagem e mais transparência nos exames. “Os Detrans vão poder acompanhar as aulas e exames dos candidatos em tempo real. Se o candidato cometer qualquer infração, o sistema vai apontar o erro e o local onde foi cometido, através do GPS instalado no veículo. Através do sistema biométrico com fotografia, é possível comprovar que o aluno, o instrutor ou examinador estão realizando as avaliações”, explicou.

O e-Prátika e o EVE estão entre as atrações da Exposição Educativa do Detran-BA, que começou na última sexta-feira (18) e prossegue até o domingo (27), no Salvador Shopping, em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. Além de inovações tecnológicas, a exposição oferece serviços online do órgão e ações pedagógicas sobre noções de tráfego.

O gestor de segurança Marcos Antônio Batista, 43 anos, lamentou que o sistema eletrônico não existisse na época em que fez o teste. “Quando tirei a primeira habilitação, em 1997, o examinador não foi muito simpático, mas ele não me reprovou. Porém, muitos colegas já me contaram que foram reprovados sem uma justa causa, simplesmente porque questionaram o examinador”, relatou. “Muitas vezes somos injustiçados também. Sou instrutor há 10 anos, e muitos candidatos ficam insatisfeitos com a forma que passamos o conteúdo. Com esse sistema, vamos mostrar que a falha pode não ser nossa. Acredito que vai ser bom para todos”, declarou o instrutor do Detran, Jaime Soares.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']