Notícias

Instrutor e CFC

DF: último dia de inscrições para o programa CNH Social 

DF: último dia de inscrições para o programa CNH Social
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

As inscrições para o programa CNH Social, no Distrito Federal, encerram-se hoje (16). Ainda dá tempo!

CNH vencida na pandemia
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

As inscrições para o Programa Habilitação Social do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) encerram-se nesta terça-feira (16). Até o momento, 27.717 pessoas se inscreveram para concorrer às 5 mil vagas disponibilizadas para o ano de 2021.

As inscrições estão disponíveis, exclusivamente, por meio do Portal de Serviços do Detran.

Os procedimentos e critérios de seleção constam da Instrução nº 56/2021, publicada no DODF de 1º de fevereiro de 2021.

Entre as vagas disponibilizadas, 3 mil são para a modalidade Estudante Habilitado e 2 mil para a modalidade Cidadão Habilitado. O programa ainda reserva 20% das vagas para beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% aos assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os 60% restantes serão destinados ao Projeto Formação Profissional, oferecido pelo Detran.

1ª fase: Inscrição

Ao acessar o portal para realizar a inscrição, o candidato deverá selecionar a modalidade desejada: estudante habilitado ou cidadão habilitado. Depois, deve inserir os dados solicitados de acordo com a modalidade escolhida.

Para se candidatar a uma vaga do Projeto Estudante Habilitado, é necessário ter idade entre 18 e 25 anos, estar inscrito, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuir domicílio no DF há, pelo menos, dois anos e estar cursando ou ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas; e estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O candidato ao Projeto Cidadão Habilitado, precisa ter idade acima de 18 anos, estar inscrito, como titular ou dependente, no CadÚnico, saber ler e escrever, ser penalmente imputável, possuir domicílio no Distrito Federal há pelo menos dois anos. Serão considerados os cadastros ativos no CadÚnico aqueles lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 15 de janeiro de 2021. O candidato receberá a confirmação de inscrição pelo e-mail informado.

2ª fase: Seleção

De acordo com o Detran/DF, as críticas próprias do processo de habilitação, constantes do Código de Trânsito Brasileiro, serão feitas durante a seleção dos candidatos.

O órgão disponibilizará à Sedes e à Sejus a lista dos candidatos com inscrição homologada para seleção e classificação.

Após a homologação da seleção dos candidatos, as referidas secretarias retornarão as listas, informando os candidatos classificados por modalidade, tipo de serviço, critério enquadrado, motivo da não seleção e outros que se fizerem necessários.

3ª fase: Habilitação

A lista final dos candidatos inscritos, selecionados e classificados para o Programa será divulgada, exclusivamente por meio eletrônico, no Portal de Serviços do Detran, em data e hora ainda não definida.

Após a publicação, o candidato terá 15 dias para realizar a matrícula on-line e, depois de matriculado, mais 15 dias para realizar a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpra esses prazos, perderá o direito ao benefício.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Detran/DF


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *