
As bermudas, vestidos, chinelos e sandálias de salto compõem o traje quase perfeito para aqueles dias mais quentes, porém, para dirigir algumas regras devem ser seguidas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é proibido o uso de calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais do automóvel. A infração média gera multa com valor de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
A solução é utilizar o calçado adequado para evitar multas e até acidentes. “O ato de dirigir exige atenção, cuidado e preparação. Antes de sair de casa, o condutor deve verificar se está com o calçado apropriado para esta ação. Apesar de muitos não se importarem com a informação, a utilização inadequada de calçados ao dirigir pode colocar em risco a segurança do trânsito”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.
O Portal do Trânsito lista abaixo quais os calçados permitidos e os que podem trazer problemas ao condutor.
Permitido:
- Tênis
O calçado ideal para dirigir, pois não escorrega, se fixa bem aos pés e é confortável.
-
Sapatilhas
Assim como o tênis, as sapatilhas também oferecem conforto e são totalmente adequadas ao ato de dirigir.
-
Descalço
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê punição para quem dirige descalço. Por esse motivo, é permitido. Em dias muito quentes não é recomendável, pois os pedais podem estar superaquecidos provocando grande desconforto e até mesmo queimaduras nos pés do condutor.
- Sandálias do tipo “papete”
Como se fixam aos pés e não comprometem a utilização dos pedais, também são permitidas.
Proibido:
- Chinelo
Chinelos de dedo, tamancos ou qualquer outro calçado que não tenha suporte atrás dos calcanhares são proibidos, pois não se firmam aos pés.
-
Saltos
Alguns tipos de saltos, como por exemplo, o princesa, anabela e stiletto, podem provocar acidentes, já que os saltos limitam a flexão do tornozelo e prejudicam a sensibilidade, impedindo que o calcanhar encoste no chão. “A motorista pode perder a estabilidade na troca dos pedais e correr o risco de enroscar o solado no tapete do veículo”, diz Mariano.
- Sapatos de bico fino
Os sapatos de bico fino também não são adequados, pois podem se enroscar mais facilmente nos pedais.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
1 Comentário
Deixe uma resposta Cancelar resposta
NOS SIGA!
Resolução 809/20 do Contran: Detran/DF emite comunicado aos cidadãos
No DF, o Detran diz que promoverá, no menor tempo possível, a opção de escolha pela versão física ou digital do documento do veículo. Com a publicação da Resolução nº…
Preciso pagar multas de trânsito para liberar o meu licenciamento anual?
Entrevistamos a advogada Rochane Ponzi sobre a obrigatoriedade de quitar o pagamento das multas de trânsito para ter o licenciamento anual liberado. Leia! Tendo em vista o fato de que…
Me parece que u andar no corredor foi liberado agora setembro ou outubro de 2020 isso é muito errado pois as faixas estão cada vez mais estreitas pois criaram além do corredor exclusivo de ônibus as ciclovias que reduziram a distância entre carros a 1.0 metrô ou até menos em caso de alguém motociclista raspar em veiculo fica impossível de se provar quem foi que errou estando em movimento, o risco para o trânsito é enorme causa sequelas nos joelhos e prejudica os carros que necessitam trocar de faixa pois a quantidade de motos é cada vez maior o que é certo é que milhares de pessoas irão parar de usar automóvel ficam impossível todos os transtornos que esse regulamento de trânsito estabelece, seios Capitais.