Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Emissão do novo modelo da CNH é adiada pelo Contran


Por Talita Inaba Publicado 24/06/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Assim como o exame toxicológico e os extintores ABC, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou a impressão e emissão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, previstas para começar a partir de 1° de julho. O novo prazo para implantação será discutido na próxima reunião do conselho, prevista para o mês de julho. Também foram suspensas as mudanças nos documentos do veículo, que são os certificados de registro e de licenciamento, e teriam igualmente acréscimo nos itens de segurança para evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor.

Segundo o órgão, a medida foi necessária para dar continuidade aos estudos de aprimoramento das normas e procedimentos para a formação e habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos.

Com a mudança, o Contran pretende diminuir as fraudes mais comuns que são para clonagem de veículos, evasão fiscal, fraudes contra seguradoras e companhias telefônicas. Com o novo documento, haverá um aumento do número de dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração do documento. A previsão era aumentar de 20 para 28 os dispositivos de segurança atuais como código de barras, mais elementos em relevo e em microimpressão, além de implantar mudanças de segurança na impressão.

A expectativa é que em cinco anos todas as CNHs já estejam padronizadas. Conforme dados do Denatran, 170 mil documentos em branco, incluindo carteiras e certificados, são extraviados por ano no Brasil.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *