Notícias

Instrutor e CFC

Entenda como funciona o exame prático de direção 

Entenda como funciona o exame prático de direção

Exame prático de CNHO exame prático de direção é última etapa do processo de primeira habilitação e tema da última reportagem da série especial do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). A avaliação é vista por muitos como a mais temida e gera ansiedade mesmo nos candidatos mais bem preparados.

“No exame prático o avaliador leva em conta a habilidade e tranquilidade do futuro motorista. É o momento de mostrar tudo que aprendeu na autoescola, na teoria, atrás do volante e, mais do que isso, que tem condição de manter a calma e ser responsável nas ruas ”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A avaliação é dividida basicamente em duas fases: estacionamento e deslocamento em via pública. Na primeira, o candidato terá até três tentativas para estacionar o veículo em área delimitada por balizas removíveis.

O tempo máximo para realizar a tarefa varia em cada categoria: para “B” (carros e veículos comerciais leves) é até cinco minutos, para categoria “C” (caminhão) e “D” (micro-ônibus, ônibus) seis minutos e para “E” (ônibus articulados, biarticulados) nove minutos.

Se não cometer nenhuma falta eliminatória, o candidato partirá para rua para que os conhecimentos práticos da legislação sejam testados, o que inclui observação de placas, semáforos, circulação e conduta, entre outros.

Apenas o exame para os candidatos à categoria “A” (motos) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ocorre em pista fechada, composta por obstáculos similares aos encontrados em vias públicas. Nesse local, o candidato é observado pelo examinador desde a colocação dos equipamentos de segurança até a parada final do veículo.

Reprovação

O candidato pode ser reprovado se cometer uma falta eliminatória ou atingir mais de 3 pontos. Entre as faltas eliminatórias estão não utilizar capacete, bater nos cones de balizamento, cair do veículo durante a prova, avançar sobre o meio fio ou parada obrigatória. Em caso de reprovação, o candidato poderá efetuar um novo agendamento através da autoescola para os próximos 15 dias.

Dicas

Para ajudar os candidatos a controlar a ansiedade e ter um bom resultado no teste, o Detran listou alguns comportamentos simples que podem fazer a diferença. Confira:

1-Procure se alimentar e descansar antes do dia da avaliação. É fundamental manter a tranquilidade e pensar positivo;
2- Enquanto aguarda o início do teste, procure fazer uma revisão mental das etapas, relembrando as dicas do instrutor do CFC;
3- Lembre-se que a função dos examinadores não é reprovar, mas avaliar com base nos erros cometidos.
4- Durante a avaliação, esteja concentrado e atento às instruções do examinador;
5- Conduza o veículo com cautela e não tenha pressa para terminar o exame.
6 – Tenha em mente que, se o seu instrutor de autoescola te considerou apto para esta fase do processo, é porque você já conhece o conteúdo e está preparado para avaliação. O candidato que soma o conhecimento, concentração e tranquilidade, certamente terá sucesso na avaliação.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Artigos Recomendados Para Você

10 Comentários

  1. Áurea Viana

    Quanto tempo demora a prova prática com examinador ?

    1. Mariana Czerwonka

      Áurea

      Depende do estado, pode variar. Mas não dura mais do que 15 minutos.

      Equipe Portal

  2. Ana paula

    Na hora do teste do volante com examinador na rua ..quantas pessoas pode ir no carro juntos ???

  3. Indianara Andrade

    Tipo eu fiz o exame pra carro fiz a balisa fui pra daí o examinador disse pra eu ir pra direta porém eu entendi esquerda e não era contra mão dei seta e fui aí quando eu parei no pare ele disse q tinha sido reprovada pode isso eu juro q entendi ele fala esquerda ?

    1. Mariana Czerwonka

      Indianara

      Essa foi a sua única “falta”?

      Equipe Portal

  4. Beatriz Rodrigues dos Santos

    Fui reprovada porque deixei longe do meio fio, porque fiz conversão a direita muito aberta ( tinha carro estacionado) e porque errei a marcha, misericórdia.

  5. Dayane

    Os examinadores são muito maldosos, as vezes criam a situação para a pessoa ser reprovado, falam pra fazer uma coisa e depois dizem que não foi o que pediram..,

  6. Paulo

    Discordo em parte do item 3, das dicas acima tem muitos avaliadores estão lá só para reprovar, principalmente aquele que fica mirando entre uma baliza e outra para reprovar dizendo veiculo mal estacionado, porque o avaliado deixou 3 ou 4 dedos do retrovisor fora das balizas ou dizem reprovado tocou na baliza e na maioria das vezes o toque foi muito leve que nem mexe a baliza como já presenciei nos teste prático, quando fiz cheguei a rezar para não pegar quele avaliador, porque até chegar a minha vez os avaliados por ele nenhum passou.

  7. Jhanny

    Que maldade gente é só relaxar…. Quem sabe sabe só fazer certo. Ok bjos

  8. Karina alessandra santos lopes

    Fui reprovada por ter pegado minimo da faixa mas o examinador nao pensou em duas vezes pra repeovar estou arrasada

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']