Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Equipamento projeta imagem de bike para alertar presença de ciclista


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/05/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Evitar acidente com ciclistaCom o laserlight, estudante inglesa quer ajudar a prevenir acidentes com bicicletas no trânsito; produto está à venda na internet

Por mais que existam orientações, placas e sinalizações, andar de bicicleta no trânsito dos grandes certros urbanos continua sendo um desafio e exige atenção não só do ciclista, mas dos motoristas a sua volta. Um equipamento projetado por uma designer inglesa ajuda a chamar a atenção e pretende prevenir acidentes.

Emily Brooke desenvolveu o LaserLight, um produto de LED com laser instalado no guidão da bicicleta, que projeta uma imagem do veículo no chão, cinco metros à frente. Essa medida visa alertar motoristas sobre a presença de bicicletas próximas a ele – o que, muitas vezes, é dificultado pela posição do carro e por curvas, por exemplo.

Segundo o site Fast Company, Emily desenhou o projeto piloto na faculdade, em 2011. Após se formar, conseguiu financiamento no site de crowdfunding KickStarter, arrecandado mais de US$ 800 mil. O produto saiu do papel, Emily criou uma empresa para vendê-lo, a Blaze, e hoje o equipamento pode ser comprado por qualquer pessoa do mundo por 125 libras (cerca de R$ 465). “Percemos que os motoristas têm esperado passar pelo símbolo verde da bike, antes de mudar de faixa”, disse.

No vídeo abaixo, Emily explica como o LaserLight funciona:

Fonte: Época Negócios

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *