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Equipamentos de Segurança do Piloto 

Piloto e passageiro, ao circular de moto, estão sempre muito expostos. Quase todas as colisões ou quedas, que podem ser freqüentes, geram algum tipo de lesão ou ferimento, cm graves conseqüências, se os usuários não estiverem utilizando equipamentos de proteção. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, o capacete reduz em 70% o risco de morrer em acidente de moto. Mesmo assim muitos pilotos negligenciam o uso do capacete para pequenos percursos, ou em áreas conhecidas, no entanto as estatísticas mostram que a maioria dos acidentes ocorre apenas poucos minutos após a partida. Capacete A preocupação com a segurança começa na escolha do capacete correto ao motociclista e seu passageiro. É obrigatório que o capacete tenha sido aprovado pelo INMETRO, que esteja dentro do prazo de validade e que contenha dispositivo refletivo de segurança nas partes traseira e lateral. O motociclista e o passageiro deverão usar capacete com viseira ou na ausência desta, óculos de proteção. O capacete deve ficar firme e bem ajustado na cabeça: deve ser usado bem afivelado. O capacete deve ser substituído sempre que passar da validade, ou apresentar rachaduras, revestimento interno solto ou correias desfiadas. Viseira e Óculos As viseiras são componentes agregados ao próprio capacete e protegem os olhos e parte da face de impactos, além de proporcionar uma boa proteção contra chuva, poeira, insetos, sujeira e detritos jogados ou levantados por outros veículos. Os óculos protegem os olhos, mas não proporcionam uma proteção completa, pois são facilmente arrancados em caso de colisão, e até pelo vento, se o piloto girar a cabeça. Além disso, mantém muito exposta uma boa parte da face e não impedem o lacrimejamento causado pelo excesso de vento. As viseiras devem ter espaço suficiente para permitir a utilização de óculos, se necessário. Vestimenta As roupas adequadas oferecem uma boa proteção em caso de queda, além de proteger das intempéries e das partes quentes e móveis da motocicleta. A roupa ideal é a que protege completamente os braços e pernas, sem excesso de folgas que se agitem com o vento, mas que permita uma boa liberdade de movimentos. As roupas de coro oferecem a proteção ideal. O tecido “jeans” oferece também uma boa proteção, com a conveniência de ser mais acessível. O ideal é que o piloto use roupas claras e chamativas. Luvas As luvas de couro proporcionam uma melhor pegada nas manoplas, protegem do frio e de impactos, além de proteger as mãos em caso de quedas. Os punhos longos evitam a entrada de vento nas mangas da jaqueta. Botas Os pés do motociclista estão sempre muito expostos, e devem estar bem protegidos para permitir um bom apoio. * Devem ser altas o suficiente para proteger os tornozelos. * A sola deve ser de material duro e resistente e o salto não pode ser alto ou saliente. Tomar muito cuidado com a amarração dos cordões, se houver, para que não se soltem e venham a enroscar na moto.

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