Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Especialista diz que bluetooth prejudica atenção de condutores


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/09/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

BluetoothMuitos modelos de carro já oferecem a tecnologia bluetooth, que tem como uma das funções direcionar a conversa do celular para os autofalantes do veículo.

Com isso, motoristas ficam com as mãos livres. O viva voz também é usado com esse mesmo propósito.

O uso do celular ao volante compromete as mão e é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A multa gira em torno de 85 reais.

Mas, segundo o Departamento Nacional de Trânsito, ainda não há uma legislação que regulamente o uso de bluetooth e viva voz.

O professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de Brasília, Paulo Cézar da Silva, no entanto, faz uma ressalva. Ele garante que a atenção do motorista é prejudicada com o uso dessas tecnologias.

Embora 100% dos motoristas acreditem que falar ao celular aumenta as chances de acidentes, 84% admitem usar o aparelho quando estão dirigindo.

Os dados fazem parte de pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Com informações da Rádio Agência Nacional

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *