Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Estacionamento em ciclovias: ainda não perceberam que é proibido?


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/03/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estacionamento na cicloviaInfração mais do que comum em São Paulo coloca em debate a falta de respeito entre os usuários das vias paulistanas.

As ciclovias foram criadas com o objetivo de trazer mais segurança para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte, porém elas estão sendo usadas como ponto de parada e estacionamento por vários condutores na cidade, que ao que parece, ainda não entenderam que naquele local é proibido o estacionamento de veículos. “Os ciclistas são elementos frágeis do nosso trânsito e usando a ciclofaixa como estacionamento, estamos expondo esses usuários a riscos potenciais ao fazê-los desviar dos veículos parados no local”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.Estacionamento em ciclovia

São inúmeros os flagrantes enviados pelos internautas do Portal. Na Rua Pedro Vicente, Rua Solon, Rua Lopes Trovão, Rua Prates, Rua Tenente Penna, Avenida Presidente Altino e Av. Otacilio Tomanik.

Entramos em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET- SP), órgão responsável pela fiscalização do trânsito, e encaminhamos todas as fotos enviadas pelos internautas para comprovar as irregularidades.Estacionamento na ciclovia

Em nota, a CET informou que a fiscalização de invasão e estacionamento em ciclovias existentes na cidade é feita rotineiramente pelos agentes da CET. A infração é grave, com multa de R$ 127,69.

O órgão ressaltou ainda que criou a Campanha Bicicleta Segura – Programa de Mobilidade por Bicicleta, que tem por objetivo promover ações permanentes de educação e fiscalização no trânsito com enfoque para a proteção aos espaços sinalizados para ciclistas.  Estacionamento na ciclovia

Estacionamento na cicloviaComo a prática é muito comum, a Prefeitura também já fez o anúncio do convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes e a Secretaria de Segurança Urbana, permitindo que guardas civis metropolitanos passem a fazer fiscalização de desrespeito às ciclovias, coibindo a utilização dessas vias exclusivas para ciclistas por veículos não motorizados. Cerca de três mil agentes estão sendo treinados para esta finalidade. Além disso, eles já estão fazendo rotas nas ciclovias para inibir a prática do uso irregular dessas vias segregadas para ciclistas.

Estacionamento na cicloviaAinda conforme a CET-SP, as ciclovias são espaços exclusivos para as bicicletas, com sinalização horizontal e vertical, funcionam todos os dias da semana o dia todo. Já o monitoramento e a fiscalização das infrações de trânsito cometidas por motoristas nas ciclovias são feitos, atualmente, pelos 1.854 agentes de trânsito que atuam na cidade fiscalizando todos os enquadramentos de trânsito.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *