Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Examinadores e instrutores de CFCs passam por atualização em Pernambuco


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/01/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O programa de orientação consiste em oferecer informações atualizadas e comportamentos adequados aos examinadores e instrutores de CFCs, para contribuir na redução do número de reprovações na prova do Detran.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PE) inicia nova etapa de orientações práticas para examinadores do órgão e instrutores de CFCs – Centro de Formação de Condutores- pernambucanos. No último sábado (22) e no próximo, dia 29, o treinamento acontece no Recife, no pátio de exames do departamento, bairro da Iputinga, exclusivamente para instrutores.

O programa de orientação consiste em oferecer informações atualizadas e comportamentos adequados às equipes. Ou seja, o objetivo é contribuir na redução do número de reprovações na avaliação prática para primeira habilitação na categoria B.

As etapas integram as ações da Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e a Diretoria de Operações do Detran/PE e vai comtemplar as cidades de Caruaru, Vitória de Santo Antão, Surubim, Limoeiro, Carpina, Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, bem como Petrolina e Araripina. Nas atividades estão incluídas dinâmicas de grupo, estudos de casos, exposições orais e dialogadas, além de demonstrações como o uso de veículos, cones, barreiras e delimitadores de garagens e baliza.

Programação

De acordo com o planejamento da Gerência de Produção Pedagógica e da Gerência de Habilitação, a programação se prolonga por todo o ano. E irá atender Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de 20 municípios estaduais. No Recife, serão voltadas apenas para instrutores, uma vez que os examinadores da Capital já recebem as orientações sistemáticas por meio de reuniões periódicas. Quatro profissionais repassam o programa. Sendo um técnico da Educação de Trânsito e três da Gerência de Habilitação do Detran-PE em 4 horas/aula de aprendizagem.

No treinamento, as principais orientações são referentes ao que deve ser feito antes de iniciar o exame. Como, por exemplo, o acolhimento e a identificação do candidato por meio da biometria. Aborda-se, também, a condução do veículo em vias sinalizadas, tempo regulamentar para estacionar na baliza e na garagem. Além disso, indicações de parada e saída em aclive. O treinamento também traz esclarecimentos sobre faltas gravíssimas, graves, bem como médias e leves. Em fevereiro a programação atende Caruaru, nos dias 11 e 12, e o Recife, dia 26. Todo conteúdo consta no Manual de Orientações para Instrutores de Trânsito e Candidatos à Primeira Habilitação, disponível para download no site do Detran/PE.

As informações são do Detran/PE

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *