Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Fake News: site leva usuários a falsa inscrição para tirar CNH Social


Por Pauline Machado Publicado 23/12/2020 às 18h51 Atualizado 08/11/2022 às 21h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mais uma fake news sobre CNH Social está circulando pelo WhatsApp. É preciso prestar atenção para não cair no golpe.

“Gente, o Detran já abriu as inscrições para o Programa CNH Social 2020. Acabei de fazer o cadastro online pra ganhar minha Carteira de Motorista 100% grátis! Está disponível para novos condutores, renovação ou adição de categoria! Pra se cadastrar é só acessar o site xxx”.

Essa é a mensagem que vem circulando pelo WhatsApp e levando milhares de brasileiros a um site falso para obter a CNH Social – projeto criado com o objetivo de disponibilizar à população de baixa renda a possibilidade de obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação.

O golpe

Para demonstrar credibilidade e legitimidade dos dados, o site falso traz informações sobre como tirar a CNH Social e sobre outros programas sociais, como o Bolsa Família. No entanto, todas as informações são falsas e sem qualquer vínculo com os canais oficiais do governo federal.

Uma das informações falsas é que as inscrições estão abertas para todos os interessados e moradores de todos os estados brasileiros, quando, na verdade, o projeto é restrito à população de baixa renda e não está disponível em todos os estados.

A proposta dos golpistas é que, ao acessar o site falso, a vítima seja levada a compartilhar o link com outros dez amigos. Ou, ainda, em grupos do aplicativo de mensagens, de modo que o golpe viralize na internet. Já o acesso aos dados se dá por meio da “inscrição”, em que a vítima deve informar os dados pessoais e estado no qual reside.

Pessoas alcançadas

De acordo com a PSafe, empresa fabricante do antivírus para celular – DFNDR, em apenas uma semana 270 mil brasileiros usuários que utilizam o app receberam o golpe. A estimativa é que a fraude possa ter alcançado até três milhões de pessoas não usuárias do antivírus.

O objetivo da ação fraudulenta, segundo a empresa de tecnologia, é coletar informações para aplicar novos golpes no futuro. Ou até mesmo vender as informações pessoais das vítimas.

Alerta do Detran

No site do governo do estado da Paraíba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) – um dos órgãos afetados com a fraude, alertou a população que o site oficial do Programa Habilitação Social (PHS) no estado é o www.habilitacaosocial.pb.gov.br, sendo as inscrições gratuitas, e feitas exclusivamente no respectivo endereço. A nota ressalta ainda, que o órgão não envia nenhum tipo de boleto por correio, e-mail ou mensagem.

De acordo com Valberto Lira, corregedor do Detran-PB, golpes desse tipo costumam prejudicar muitas pessoas, pelo fato de se assemelharem com as características dos sistemas originais.

“Algumas pessoas já nos procuraram por terem sido prejudicadas por essa prática. Em busca de se beneficiar, os criminosos reproduzem com bastante semelhança o site original, levando o usuário a crer que é um procedimento seguro”, salientou.

O corregedor frisou ainda sobre a importância de os usuários buscarem informações sobre programas desse tipo somente em fontes oficiais. “Quando as inscrições do programa são abertas, o Detran faz uma ampla divulgação, inclusive com a publicação do edital em Diário Oficial”, reforçou.

 

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *