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Falta de manutenção triplica risco de acidentes


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/10/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Manutenção preventivaPara prevenir acidentes, o Detran-GO orienta que a manutenção preventiva do veículo seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses.

Pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito aponta que a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil. A conclusão é que a falta de manutenção triplica os riscos. O cuidado com a segurança no trânsito deve começar mesmo antes de o condutor colocar o veículo nas ruas

De acordo com a pesquisa, 80% dos veículos em circulação no país tem algum tipo de problema como pneu careca, lanterna queimada, falta de seta, motores desregulados entre outros. Para o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, esses problemas tornam-se mais graves com a pista molhada. “Com a chuva, um pneu careca tem mais chance de derrapar ou um limpador de para-brisa danificado vai prejudicar a visibilidade do condutor. Tudo isso coloca em risco a segurança não só do dono do veículo, mas de todos”, exemplifica o presidente.

Para prevenir acidentes, o Detran-GO orienta que a manutenção preventiva do veículo seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. Na checagem, além de nível do óleo, freios, amortecedores, também é necessário verificar a parte elétrica como luzes e o funcionamento do cinto de segurança, que deve estar funcionando perfeitamente.

Economia

A manutenção do veículo preventiva não só beneficia a segurança no trânsito, mas também poupa o bolso do proprietário do veículo. Cuidar do carro antes que alguma peça esteja com o funcionamento comprometido, custa, em média, 30% menos que fazer a checagem de rotina. A calibragem correta dos pneus, conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária, reduz em até 4% o consumo de combustível.

Os pneus merecem atenção especial. Quando estão carecas, reduzem a capacidade de travagem, de deslocamento em curvas e elevam o risco de aquaplanagem. O pneu careca é liso, não possui os sulcos ou gomos para escoamento da água em dias chuvosos. Assim, o carro desliza com maior facilidade e o motorista pode perder o controlo do veículo e causar um acidente.

Como a tração está localizada na parte da frente do veículo, os pneus dianteiros são os que mais desgastam. A educadora para o trânsito e instrutora de direção defensiva, Regina Lúcia Siqueira, alerta que é um erro o condutor colocar os melhores pneus na dianteira do veículo. “O condutor deve sempre deixar o pneu novo na parte traseira. Se algum imprevisto acontecer com o pneu dianteiro é mais fácil de sentir e controlar o veículo. Já na parte traseira o motorista não tem total controle”.

Com informações do Detran-GO

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