Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Paraná ganhou mais de 82 mil novos motoristas em 2014


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/08/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h07
Ouvir: 00:00

Formação de motoristas

O número de motoristas com primeira habilitação no Paraná aumentou 8% no primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado

O número de motoristas com primeira habilitação no Paraná aumentou 8% no primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013. De janeiro a junho deste ano, 82.966 novos motoristas passaram a circular nas estradas e ruas paranaenses. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (05) pelo Departamento de Trânsito do Paraná.

“As facilidades para compra de um veículo fazem com que mais pessoas desejem aprender a dirigir. Além disso, a CNH é vista como uma conquista por muitos jovens. Precisamos lembrar que, assim como todas as grandes conquistas, esta vem com muita responsabilidade”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Do total de novos habilitados, 43.073 são homens e 39.893 mulheres e são elas que buscam cada vez mais a primeira habilitação, na maioria dos casos, com 19 anos. De janeiro a junho houve aumento de 9% no número de mulheres que conquistaram a Carteira Nacional de Habilitação, na comparação com o ano anterior.

Categoria

Habilitados para conduzir apenas motocicletas lideram a alta entre todas as categorias de veículos. O número de permissionários na categoria A aumentou 16% nos seis primeiros meses deste ano, em relação ao ano anterior, e somam 3.417 em todo Paraná.

Já na categoria B, que corresponde a carros, o aumento foi de 10% e o número total de habilitados nesta categoria chegou a 40.257 no fim do primeiro semestre. Na categoria AB, correspondente a motocicletas e carros, a alta foi de 5%.

Cidades

Ponta Grossa se destaca entre as 10 cidades do Estado que mais registraram aumento no número de motoristas. O número de emissões de primeira habilitação na cidade cresceu 31,5% – quase quatro vezes mais do que o registrado no Estado.

Além de Ponta Grossa, as 10 cidades que se destacam no aumento no número de novos motoristas em relação ao primeiro semestre do ano passado são: Londrina (10,5%), Cascavel (8%), Araucária (7,5%), Guarapuava (7%), Colombo (6%), Curitiba (4,5%), Maringá (4,5%) e São José dos Pinhais (4%).

Fonte: Jornal Integração 

Foz do Iguaçu aparece como a sétima cidade com o maior número de novos habilitados no primeiro semestre, porém registrou queda de 3,5% na comparação ao mesmo período de 2013.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *