Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Golpe: Polícia alerta sobre falso site utilizando nome do Detran/MG


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/03/2022 às 16h27 Atualizado 08/11/2022 às 21h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A PCMG divulgou um alerta sobre falso site do Detran/MG que induz usuário a cair em golpe. Fique atento!

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou um alerta os cidadãos para que evitem cair em golpes de falso site em nome do Departamento Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG).

As denúncias mais recentes informam que as páginas “consultadetran.com”, “consultaprontuariomg.com” e “centralcnh.com” clonaram o conteúdo e aparência do portal oficial do órgão de trânsito. Segundo a PCMG, o órgão já iniciou a investigação para apurar possíveis estelionatos e também para que se retirem os sites do ar.

As informações sobre todos os serviços relacionados com veículos, infrações e habilitação, assim como suas respectivas taxas, estão disponíveis no site oficial do Detran-MG: www.detran.mg.gov.br.

Em caso de dúvidas, o cidadão ainda pode entrar em contato por meio do telefone 155, bem como através do “Fale conosco”, disponível na aba “Atendimento” do portal.

Orientações quanto ao falso site Detran/MG

A PCMG reforça que o cidadão deve ficar atento para não cair em golpes. É importante conferir se está acessando o endereço correto. Todos os sites governamentais têm domínio “.gov.br”, que é uma garantia da confiabilidade para navegação.

Outra orientação é não enviar dados por meio de aplicativos de mensagens ou realizar pagamentos por meio de transferências bancárias.

Outras situações

Recentemente, divulgamos aqui no Portal do Trânsito, que criminosos estão simulando o site de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), antigo Denatran, para roubar informações pessoais ou dinheiro da população. O alerta foi feito pelo próprio órgão em suas redes sociais.

O verdadeiro site do órgão é o https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/ que reúne serviços como dados sobre veículos, habilitação, infrações de trânsito e educação.

“A Senatran não entra em contato por e-mail, ligação ou mensagens de texto para solicitar informações pessoais ou atualizar dados”, comunicou o órgão.

No golpe, o endereço divulgado como se fosse da Senatran é www.portaldenatran.com/gov.br. Esse site é falso.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *