Notícias

Agente de Trânsito

Imagem de viatura PRF com câmeras viraliza nas redes sociais. Verdade ou mentira? 

Imagem de viatura PRF com câmeras viraliza nas redes sociais. Verdade ou mentira?
Viatura PRF com câmera
A imagem viralizou nas redes sociais. Foto: Autor desconhecido

A internet é hoje uma das mais importantes ferramentas de comunicação e informação, mas, como não tem filtros, aceita todo tipo de conteúdo. Cabe ao cidadão pesquisar e, antes de repassar a informação, verificar a veracidade do assunto. Dessa vez uma foto mostra veículo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com câmeras no teto, ganhou espaço nas redes sociais. O texto que acompanha a foto diz que as câmeras são na verdade dois radares que flagram motoristas em excesso de velocidade.   “Muitas vezes pessoas de má-fé se aproveitam da ingenuidade dos cidadãos e plantam notícias falsas sem importar-se com as consequências”, avalia Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

A PRF emitiu uma nota para esclarecer o fato, explicando que as câmeras não são radares e que o equipamento está em fase de testes. Segundo o órgão, a viatura da imagem faz parte de um projeto pioneiro em teste no estado do Ceará.  As câmeras tem a funcionalidade de “ler” as placas dos veículos que circulam nas proximidades por meio de tecnologia de reconhecimento de caracteres OCR (Optical Character Recognition).

Ainda de acordo com a PRF, o equipamento não tem a finalidade de aplicar multa, sendo usado para identificar em tempo real possíveis irregularidades, tal como queixa de furto e roubo do veículo. Com a leitura das placas, a ferramenta faz uma análise das informações do veículo usando o sistema global utilizado pela PRF para fiscalização e direcionando o trabalho de fiscalização policial.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']