Notícias

Moto

Imprudência é a causa de 89% dos acidentes com motos 

Empresas orientam profissionais a evitarem atravessar o sinal vermelho

Piracicaba registrou 942 acidentes com motocicletas no primeiro semestre de 2012, segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran). De acordo com a estatística, 89% das ocorrências foram causadas por imprudência e irresponsabilidade de quem pilotava as motos e 64 motociclistas tiveram algum tipo de ferimento.

Este meio de transporte está envolvido em 34,5% dos 2.730 acidentes registrados em seis meses na cidade. O contrário também ocorre com os motociclistas, apesar de ser minoria nas estatísticas, segundo a Semuttran. No dia 29 de setembro uma motociclista morreu depois de atingir um caminhão no Centro de Piracicaba. A Polícia ainda investiga o caso, mas um vídeo mostra que a vítima cruzou a via com o sinal verde no seu trajeto, o que não foi respeitado pelo condutor do caminhão.

A reportagem do G1 Piracicaba acompanhou por 15 minutos o cruzamento com o semáforo de três fases entre as avenidas Independência e 31 de Março. Neste período, seis motocicletas furaram o sinal vermelho e foram flagradas pela equipe.

Respeito no trânsito

Alguns motociclistas, porém, respeitam a sinalização de trânsito e são orientados pelos empregadores a seguir as normas. O mototaxista Isaías Lima e Silva, de 51 anos, explica que é orientado pela empresa a não desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro. “Nós trabalhamos com vidas quando transportamos alguém. O patrão pede para diminuirmos a velocidade já no amarelo”, afirmou. Mas, muitas vezes, há desrespeito até entre os próprios motociclistas. “Eles acabam nos fechando”, disse Silva, que pilota motos há 30 anos. “Não quero generalizar, mas muitas vezes são os motociclistas jovens que agem mal no trânsito”, constatou.

Fonte: G1 Notícias

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']