Trending News

Notícias

Bicicleta

Lei da Bicicleta entra em vigor em abril em Curitiba 

Lei da Bicicleta entra em vigor em abril em Curitiba

Lei da bicicletaO plenário da Câmara de Curitiba acatou o veto parcial do prefeito à Lei da Bicicleta (14.594/2015), que determina que sejam implantadas ciclofaixas e ciclovias em 5% das ruas, em modelo funcional e integrado ao transporte coletivo. Foram 25 votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Noemia Rocha (PMDB) e Valdemir Soares (PRB). Com isso, a norma entrará em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município (realizada em 16 de janeiro) sem o artigo 3º.

O líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV), apresentou a justificativa do Executivo para o veto parcial, cuja manutenção havia sido orientada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, com parecer do presidente, Pier Petruzziello (PTB). A explicação é que as despesas decorrentes da lei não podem ser arcadas com uma parcela do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset).

De acordo com ofício do prefeito, o Município contribui com o Funset ao repassar uma parcela do valor recebido com multas de trânsito. Porém, sua administração cabe ao Departamento Nacional de Transito (Denatran), o que impede o gerenciamento de tais recursos.

O vereador Bruno Pessuti (PSC) enalteceu que a Lei da Bicicleta partiu de uma iniciativa popular. “Parabéns a todos os envolvidos pela construção de uma lei única no Brasil”, disse. O texto começou a tramitar na Câmara de Curitiba em novembro de 2013, via Comissão de Participação Legislativa, e foi aprovado pelo plenário em dezembro passado.

Fonte: Bonde

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *