Trending News

Notícias

Notícias

Maioria dos acidentes acontecem em cidades do interior 

Maioria dos acidentes acontecem em cidades do interior
O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2016.

cidades acidentesDados do Ministério da Saúde mostra que a maior parte de motoristas e pedestres envolvidos em acidentes foi das pequenas cidades, com menos de 20 mil habitantes. Com em Demerval Lobão, a 20 quilômetros AP Sul de Teresina. O lavrador Raimundo Alves que trafegava na BR-316 sem capacete argumentou que não usava o equipamento de segurança porque estava a caminha do trabalho. “Vou pra roça e por isso não estou usando o capacete. Sei que estou errado, tenho medo de sofrer um acidente, mas é assim mesmo”, disse.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Contran), as imprudências no trânsito causam a morte de 2 milhões de pessoas a cada ano no país. A comerciante Francisca de Assis que mora em frente a rodovia conta que a todo instante presencia acidente. “Aqui tem acidente toda hora, é batida de moto, caro e até atropelamento”, falou. O Piauí é o estado do Brasil com o menor índice de cidade onde o trânsito é municipalizado.

Esse sistema foi criado para ajudar na fiscalização e reduzir a quantidade de acidente, o problema é que pelas contas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), dos 224 municípios piauienses apenas 4% tem autonomia para regular o trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, 22% dos envolvidos em acidentes são condutores e 21% pedestres, 17% dos passageiros apresentaram sintomas de embriaguez e a faixa etária dos acidentados é ente 20 e 39 anos de idade. Para o sociólogo Eduardo Biavati, a falta de prudência no trânsito não é a única causa para índices tão altos. “Se for olhar também para cidades pequenas tem menos recursos para se trabalhar a educação vias sem asfaltamento sem a sinalização adequada entre outros problemas”, explicou.

Já para o Detran-PI, a municipalização do trânsito em cidades de pequeno porte é uma situação de urgência. “Não tem sentido presidência da república está resolvendo problemas pequenos de uma cidade. Quando o cidadão faz uma coisa errada em uma cidade do interior, essa multa deve ser do próprio município” falou José Vasconcelos, diretor do orégão.

Fonte: Globo.com

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *