Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Meio ambiente aprova escapamento superior em ônibus


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/06/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Escapamento de ônibusObjetivo é reduzir a aspiração de monóxido de carbono por pedestres e motoristas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (28), projeto (PL 6101/13) do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) que torna obrigatória a instalação de cano de descarga superior traseiro em todos os ônibus, micro-ônibus e caminhões em circulação no Brasil, sejam eles produzidos ou não no País. O objetivo é reduzir a aspiração de monóxido de carbono por pedestres e motoristas.

A proposta estabelece o prazo de um ano para adaptação dos veículos já produzidos e adequação das montadoras e fabricantes ao novo dispositivo.

O texto exige que o cano seja coberto por material isolante térmico e determina que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elabore as especificações técnicas dos equipamentos e estabeleça penalidades pelo seu descumprimento.

O relator, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), defendeu a aprovação da proposta. Segundo ele, a redução da poluição urbana depende de avanços tecnológicos dos veículos, além de investimentos em transporte de massa mais eficientes. “Trata-se de uma pequena adaptação, muito bem aplicável à frota existente”, afirmou o parlamentar.

Tramitação 
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões Viação e Transportes; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Osvaldo Neves Quintian
    20/01/2024 às 21:58

    Este processo já é lei na Comunidade Europeia há mais de dez anos.
    O que estão esperando aqui??

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *