07 de dezembro de 2025

Marginal Tietê deveria ter corredor de ônibus, afirma professor


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/10/2009 às 02h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h10
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Os impactos das obras na marginal Tietê são inevitáveis, segundo especialistas ouvidos pela Folha. Ontem, as faixas das pontes da Casa Verde, Freguesia do Ó e Vila Maria foram interditadas e, segundo a CET, o trânsito na marginal aumentou 31% entre as 7h e as 11h de ontem. Apesar da piora do tráfego na marginal, a Secretaria Municipal de Transporte informou que o índice de congestionamento em toda a cidade teve melhora de 1% pela manhã. De acordo com o secretário Alexandre de Morais, foi notada uma migração do horário de pico da manhã. Apesar dos problemas, as intervenções realizadas ao mesmo tempo fazem com que o transtorno, em tese, dure menos. O problema, afirma Orlando Strambi, professor da USP, é quando essa obra é colocada dentro de um contexto de planejamento estratégico. “Mesmo que concorde com a urgência da obra, ela deveria doer muito na consciência de quem decidiu por ela. Mas isso não está ocorrendo”, diz o engenheiro especialista em transportes da Escola Politécnica. Strambi questiona, por exemplo, a falta de espaços para os ônibus no projeto. Saiba mais na reportagem da Folha de S. Paulo.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

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