Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Motociclista precisa ter atenção redobrada no trânsito. Veja dicas!


Por Assessoria de Imprensa Publicado 11/07/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h07
Ouvir: 00:00

O motociclista precisa ter atenção redobrada no trânsito. Por esse motivo, o DNIT traz dicas sobre atitudes que podem salvar vidas.

Carros, caminhões e ônibus possuem dispositivos de segurança passivo, como os airbags frontais, cintos de segurança de três pontos, apoios de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros, válvulas bloqueadoras de combustível e coluna de direção deformável que ajudam a proteger os motoristas e passageiros. Já o motociclista precisa ter atenção redobrada, além de contar com o capacete que deve estar sempre bem afivelado, viseira e óculos que protegem os olhos de serem atingidos por detritos jogados ou levantados por outros veículos,  com o uso de roupa grossa que oferece proteção em caso de queda e queimaduras, calçado que deve ser fechado e bem resistente e as luvas que aumentam a firmeza na pegada das manoplas.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), diante da vulnerabilidade na condução de uma motocicleta, uma vez que o condutor fica mais exposto do que dentro de um veículo, qualquer impacto ou escorregão pode ser fatal.

Prevenir é o melhor remédio

Segundo o órgão, a prevenção é ainda o melhor remédio. Por esse motivo, o DNIT traz as seguintes dicas de segurança para o motociclista, que precisa ter atenção redobrada no trânsito:

  • A sinalização de trânsito foi criada com a finalidade de ordenar e proteger a todos que transitam. Obedecer a sinalização como placas, semáforo e a pintura no asfalto são comportamentos que previnem acidentes.
  • Em caso de chuva, reduza a velocidade, pois a aderência do pneu no asfalto diminui quando o piso está molhado.
  • Sinalize com a seta suas intenções. Só assim, as outras pessoas irão entender para que lado você pretende seguir.
  • Toda motocicleta, assim como qualquer veículo, necessita de revisão. O ideal é que seja realize uma vez ao ano ou a cada 10 mil quilômetros. Dê atenção redobrada aos freios, luzes e pneus, pois podem lhe deixar na mão exatamente quando você mais precisar.
  • Atenção redobrada ao pilotar! Se estiver procurando um endereço ou precisando olhar o celular, pare em lugar seguro e faça isso com a moto parada.
  • Mantenha-se sempre na velocidade da via. Nada é mais importante que a sua segurança e a sua proteção. Perca tempo e não a vida!

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *