Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Motorista infrator pode ser advertido por alto-falante


Por Mariana Czerwonka Publicado 06/04/2009 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Projeto do deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), prevê a aplicação de advertência verbal aos condutores que cometem infração de natureza leve ou média. Segundo o projeto, a advertência será aplicada por meio de sistemas eletrônicos de monitoramento das ruas.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). O sistema proposto foi adotado inicialmente na Inglaterra e vem sendo implantado em algumas cidades brasileiras, entre elas Piracicaba (SP), São Sebastião e Corumbá (MS). Câmaras de vídeo de alta definição, dotadas de potentes microfones, captam toda a movimentação da rua.

As imagens e os sons são acompanhados em tempo real por controladores. Os microfones podem ser usados para advertir, também em tempo real, os infratores de trânsito. ‘A tarefa da educação no trânsito é feita ao vivo, com total impacto sobre o infrator’, explica Maluly. O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *