Notícias

Notícias

Motoristas perdem 8 dias por ano em congestionamentos 

Congestionamento no mundoÍndice de Tráfego que revela que, na média global, motoristas passam oito dias por ano no trânsito

A TomTom acaba de anunciar a 6ª edição do seu Índice de Tráfego que revela que, na média global, motoristas passam oito dias por ano no trânsito.

Este índice é o medidor mais preciso de congestionamento em 169 cidades de todo o mundo. Ele compara o tempo de viagem durante os horários de fluxo leve com os períodos de pico. O índice leva em consideração estradas locais e rodovias.

Baseado nessas considerações, o relatório reúne as 10 cidades mais congestionadas, classificadas pelo índice de congestionamento global no segundo semestre de 2013, conforme abaixo:

1. Moscou (65%)

2. Istambul (57%)

3. Rio de Janeiro (50%)

4. Varsóvia (44%)

5. Palermo (40%)

6. Marselha (40%)

7. São Paulo (39%)

8. Roma (36%)

9. Paris (36%)

10. Estocolmo (36%)

“Estamos vendo um padrão claro que mostra que os níveis de congestionamento aumentaram à medida que as economias superaram a recessão. As alternativas tradicionais para enfrentar os congestionamentos, como a construção de novas estradas ou o alargamento das que já existem não são mais eficazes. A forma como o trânsito é administrado precisa de uma mudança significativa”, diz o Gerente Regional de Operações de Conteúdo da TomTom para América Latina, Marcelo Fernandes.

O Índice de Tráfego é baseado no conhecimento detalhado da rede rodoviária global e tem como objetivo ajudar os motoristas, empresas e governos a lidar com o congestionamento de forma efetiva.

“Os resultados mostram também que as informações de trânsito em tempo real têm potencial para aliviar o congestionamento em áreas urbanas por motoristas de roteamento longe de engarrafamentos e ajudam os viajantes a tomar decisões mais inteligentes”, acrescenta Fernandes.

Para ver o resultado completo do Índice de Tráfego no Brasil, acesse o site da TomTom.

Fonte: O Debate

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *