Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Motos superam carros em dez Estados brasileiros


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/10/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aumento da frota de motos

Eles se concentram nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País

Em dez Estados brasileiros, a frota de motocicletas supera a de automóveis. A informação foi levantada pelo jornal O Estado de S. Paulo a partir de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da associação que reúne fabricantes de motos e bicicletas, a Abraciclo.

As unidades da federação em que elas ultrapassam os carros em quantidade estão nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. São elas Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para a Honda, que tem 81% desse mercado, as vendas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste passaram a responder este ano pela metade das vendas. O motivo levantado pela reportagem seria a saturação nos mercados do Sul e do Sudeste. O Maranhão é que tem maior participação de motocicletas na frota, 67%. No Estado há 677,6 mil unidades. Na Paraíba, onde as motos superaram os carros este ano, elas são 403,6 mil e respondem por 51% total do total.

O Estadão recorda que São Paulo tem a maior frota de motocicletas em unidades, 4,6 milhões, mas elas equivalem a 23% no confronto com os automóveis. O Norte e o Nordeste, porém, também sentem os reflexos da retração nas vendas que começou no primeiro semestre de 2012 pela restrição ao crédito e se estendeu por 2013, cujas vendas no acumulado de janeiro a setembro são 9,1% inferiores às de igual período do ano passado e obrigaram a Abraciclo a rever para baixo suas previsões de mercado para 2013 por duas vezes.

A alta da inflação e o receio de perder o emprego criaram outro problema, a redução do fluxo de motociclistas nas concessionárias, algo já sentido pela associação dos fabricantes no primeiro semestre deste ano.

Fonte: Automotive Business

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *