Notícias

Notícias

Multas para motoristas de ônibus ao celular crescem 29,25% em SP 

Mais motoristas de ônibus foram multados no ano passado por falarem ao celular enquanto dirigiam. Segundo balanço da SPTrans, essas infrações cresceram 29,25% em relação a 2011.
Esse é o tipo de multa relativa ao Código de Trânsito Brasileiro mais aplicado no transporte público municipal.

No ano passado, os agentes da SPTrans aplicaram 10.095 multas relativas ao uso de celular ao volante -média de 27 motoristas flagrados por dia. O valor da multa aplicada pela prefeitura é de R$ 180.

“Esse motorista aumenta em quatro vezes a possibilidade de acidente. Ele está com passageiros que não usam o cinto de segurança”, afirma Dirceu Rodrigues Alves Junior, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

Segundo ele, tanto o celular quanto o fone de ouvido e o rádio –também passíveis de multas– comprometem a concentração do motorista.

Aumentaram ainda os registros de descumprimento dos horários das partidas. Em 2012, foram 39.148 autuações –1% a mais em relação a 2011.

O Sindmotoristas (sindicato dos motoristas e cobradores) afirma que os trabalhadores são orientados a não usar o celular enquanto dirigem.

A SP-Urbanuss (representante das empresas) diz que as concessionárias oferecem cursos de reciclagem. Sobre os atrasos, a entidade afirma que “muitas linhas”.

Fonte: Jornal de Floripa

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *