Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Na contramão: bicicletas são banidas de cidade indiana


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/10/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Bicicletas no trânsito indiano

A cidade indiana de Calcutá baniu o uso de bicicletas em seus 174 distritos como forma de aliviar o trânsito e prevenir o terrorismo, segundo o jornal “Corriere della Sera”, que cita informações de autoridades locais.

“Nós decidimos evitar que o tráfego nas vias fosse perturbado pelas bicicletas e outros veículos não-motorizados que se movem lentamente”, afirmou o chefe da polícia local, Hari Rajan. “Além disso existe a questão da segurança: bicicletas foram usadas no passado para instalar bombas na cidade”.

O município sofre com enormes congestionamentos: a velocidade média no trânsito de Calcutá é de 14 a 18 km/h, valor abaixo da média indiana, que é de 22 km/h.

O vencedor do prêmio Nobel de biologia Venkatraman Ramakrishnan, escreveu um editorial para o jornal “Telegraph Kolkata”, no qual critica a medida e afirma que “grandes cidades em todo o mundo encorajam o uso da bicicleta”, além de destacar que por não utilizar gasolina “ajuda a reduzir as importações deste combustível”. Para o cientista, foi uma vitória das “elites sobre as massas”.

Entidades de defesa dos Direitos Humanos fizeram coro junto a Venkatraman, uma vez que a medida afeta principalmente a população de baixa renda que não tem veículos a motor. Além disso, críticos do governo afirmam que a cidade registra mais viagens diárias feitas de bicicleta do que de carro, e que não faz sentido bani-las.

O anúncio atinge também os riquixás – pequena carroça movida com tração humana – e triciclos.

Fonte: Boa Informação

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *