Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

No Dia do Ciclista, confira seis dicas para pedalar com segurança


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/08/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uso da bicicletaNesta terça-feira, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi escolhida para homenagear Paulo Davison, estudante de biologia prestes a se graduar, que, em 2006, foi atropelado e morto por um motorista alcoolizado enquanto pedalava em Brasília. A data reacende a questão da segurança dos ciclistas.

Por ser um veículo mais barato, leve e sustentável que um carro, a bicicleta tem sido uma alternativa para driblar o trânsito caótico das grandes cidades. Além disso, a atividade de pedalar também é adotada por pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

Mas, antes de comprar uma bike e sair pedalando por aí, é bom prestar atenção às seis dicas de segurança fornecidas pelo blog Bicicletando, do casal Perla e Fabrizzio Amabile Topper, criadores do Movimento Bicicletando.

1- Escolha a bicicleta de acordo com o seu trajeto.

2- Adquira todos os equipamentos de segurança: capacete, luz traseira e dianteira, retrovisor esquerdo, luvas, capa de chuva e o que mais sentir necessidade.

3- A roupa deve ser confortável e que não comprometa sua flexibilidade.  Além disso, o ciclista pode usar tarjas refletivas para facilitar a visibilidade.

4- Sempre, antes de sair, confira se todas as peças estão em bom estado: pressione os freios, tanto o dianteiro quanto o traseiro. Verifique se a corrente está lubrificada o suficiente e teste a troca de marchas para conferir se está caindo ou não. Pressione o polegar nos pneus, caso esteja fácil de apertar, provavelmente estará murcho. É só ir ao posto mais próximo e calibrar os  pneus.

5- Utilize sempre sinais com os braços para indicar a sua movimentação aos motoristas, evitando surpresas. Peça passagem, dê passagem e avise quando precisar entrar na frente dos veículos. Se precisar, grite! Lembre-se de andar sempre na pista da direita, mas no meio da via, nunca próximo à guia, para evitar que os veículos tentem te ultrapassar, colocando-o em risco. Na ausência de vias específicas para o ciclista, a rua é seu direito e os motoristas devem respeitar. Nunca ande em faixas de ônibus, contramão e calçadas.

6- Planeje seus trajetos, evitando avenidas de grande fluxo. Se possível, inclua ciclovias no percurso.

Aplicativo

Pelo smartphone é possível baixar o aplicativo do Bike PE, que possui várias dicas, inclusive de segurança, para facilitar a vida do ciclista. É grátis e está disponivel para IOS, Android e Windows Phone.

Fonte: Diário de Pernambuco

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *