Notícias

Denúncias

Novo flagrante de carro estacionado na ciclovia em São Paulo 

Novo flagrante de carro estacionado na ciclovia em São Paulo

Carro na cicloviaDesta vez o flagra aconteceu na ciclovia da rua Boa Vista x rua João Brícola.

Estacionar na ciclovia tem sido uma atitude muito comum no trânsito de São Paulo e até taxistas tem aproveitado esse espaço para cometer tal irregularidade. O Código de Trânsito Brasileiro caracteriza essa atitude como infração grave, com multa de R$ 127,69, acréscimo de 5 pontos na CNH e é passível de remoção do veículo. Além disso, essa conduta coloca em risco a vida dos ciclistas que utilizam a via exclusiva para bicicletas, pois eles têm que sair da ciclovia para desviar dos veículos parados no local.

A denúncia foi encaminhada para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), e foi solicitado o aumento da fiscalização no local. Segundo nota enviada pelo órgão, a fiscalização de invasão e estacionamento em ciclovias existentes em São Paulo é feita rotineiramente pelos 1.854 agentes de trânsito da CET-SP.

A Prefeitura também já fez o anúncio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes e a Secretaria de Segurança Urbana, permitindo que guardas civis metropolitanos passem a fazer fiscalização de desrespeito às ciclovias, coibindo a utilização dessas vias exclusivas para ciclistas por veículos não motorizados. Cerca de três mil agentes estão sendo treinados para esta finalidade. Além disso, eles já estão fazendo rotas nas ciclovias para inibir a prática do uso irregular dessas vias segregadas para ciclistas.

Ainda segundo o órgão, de janeiro a agosto de 2014 foram aplicadas 15.891 multas relacionadas aos enquadramentos de proteção e segurança de ciclistas.

Fotografou algum flagrante de irregularidade no trânsito da sua cidade? Encaminhe para o Portal do Trânsito, clique aqui.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *